Artistas de São Paulo se reúnem com secretário de Cultura

No dia 21 de janeiro, representantes da área de dança de São Paulo se encontraram com o secretário de Cultura do Estado, João Sayad. A reunião teve como objetivo abrir um canal de diálogo com a secretaria para a elaboração, em conjunto, de uma proposta diferente do modelo de financiamento da dança que existe hoje. O encontro aconteceu depois que uma parte dos profissionais se mostrou descontente com os rumos que a política para a dança estava tomando, incluindo aí a construção do Complexo Cultural – Teatro da Dança (leia mais sobre o assunto aqui).

Estiveram presentes Elisa Ohtake, Thelma Bonavita, Vera Sala, Laura Bruno, Helena Bastos, Raul Rachou, Tarina Quelho, Mara Guerrero e Adriana Grechi. “Explicamos a situação da dança contemporânea hoje e o secretário nos pareceu entender. Ele se mostrou favorável a um investimento paralelo ao projeto do Teatro da Dança”, disse Elisa.

Os artistas saíram animados do encontro. Eles têm se reunido frequentemente para elaborar, a pedido de Sayad, um projeto para a dança de São Paulo, com um espaço físico para que ele aconteça. O objetivo é entregá-lo à secretaria em algumas semanas.

Abaixo, segue o relato completo da reunião:

PARA OS ARTISTAS DA DANÇA

Dando continuidade à ação iniciada com o abaixo-assinado (apoioado por 523 cidadãos), um grupo formado por Elisa Ohtake, Thelma Bonavita, Vera Sala, Laura Bruno, Helena Bastos, Raul Rachou, Tarina Quelho, Mara Guerrero e Adriana Grechi foi recebido pelo Secretário do Estado da Cultura de São Paulo no dia 21/01. O encontro teve como objetivo inaugurar um diálogo entre a Secretaria do Estado da Cultura e representantes de vários segmentos do setor da dança do Estado de São Paulo, de modo a elaborar conjuntamente uma proposta capaz de transformar o modelo de financiamento da dança atualmente praticado por esta secretaria, uma vez que ele não abriga com igualdade de recursos a diversidade que configura a prática profissional da dança existente no estado de São Paulo.

A conversa esclareceu que não somos contra o projeto do Complexo Cultural que vem sendo chamado de “Teatro da Dança” DESDE QUE esta Secretaria se comprometa a investir também e na mesma medida em uma outra concepção de espaço público para a dança. Um espaço que contemple, com a mesma dignidade, a produção que se encontra hoje desabrigada das ações que vêm sendo implementadas nesta gestão, por entender que um governo democrático deve não apenas contemplar a diversidade, mas sobretudo fomentá-la, sem privilegiar desproporcionalmente um único tipo de pensamento artístico.

Solicitamos a construção de um tipo de espaço para a exibição, produção, circulação e formação da dança profissional, distribuído por todo o estado, e que tenha como propósito desenvolver o convívio e a troca, tanto entre os artistas que produzem conhecimento na forma de dança, quanto entre eles e o seu entorno. Não faltam exemplos, da Praça Roosevelt, em São Paulo, ao Bairro 798, em Pequim, e ao Centquatre, em Paris, de projetos que revitalizam e modificam, de fato, as regiões nas quais se inserem – diferentemente do que sucede com projetos arquitetônicos monumentais.

O Secretário João Sayad mostrou-se favorável à nossa proposta e comprometeu-se a iniciar a sua implantação no tempo que lhe resta no cargo que ocupa até dezembro de 2010.

A próxima ação é a de entregar um projeto piloto desse futuro Programa de Criação e Ocupação de Espaços para a Dança Profissional ao Secretário, que já o aguarda para dar prosseguimento a este projeto que entendemos que beneficiará todos os artistas da dança profissional que não se sentem hoje abrigados pelas atividades que o governo estadual realiza nesse setor.

Manteremos os interessados informados sobre o andamento desta ação, compartilhando publicamente cada uma de suas etapas.

Leia também: Longe de um acordo