“Assim você saberá onde estou, Aqui e Lá”, de Luisa Coser, estreia no Rio
Reunindo cinco bailarinos-criadores de países e regiões diferentes – Rússia, Chile, Ceará e Rio de Janeiro –, estreia nesta sexta-feira, 19, o espetáculo Assim você saberá onde estou, aqui e lá. Com direção e coreografia de Luisa Coser, o trabalho foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, na categoria Novos Talentos e segue em temporada do Rampa, lugar de criação para o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
Assim você saberá onde estou, aqui e lá abrange a questão da habitação, trazendo as remoções, sobretudo no Rio de Janeiro, como assunto latente e incontornável. A partir da investigação da arquitetura de espaços, a diretora conduziu questões relativas a mobilidade e sensações de pertencimento, como: que lugar a dança ocupa para a construção de um campo simbólico e sensível de pertenças? Como as impressões e os vestígios dos lugares nos compõem ou decompõem?
Refletindo sobre os vínculos de pertencimento com os lugares que habitamos e, muitas vezes, somos forçados a abandonar, sob a perspectiva da dança, foram desenvolvidos encontros no Vidigal e em Santa Teresa (Rio de Janeiro) e em Lumiar (Nova Friburgo) com moradores e visitantes, que contribuíram com seus corpos e depoimentos sobre o tema para a finalização do processo de criação da obra. No encontro e no atrito dessas tramas existenciais, entre o pertencer e o abandonar, os bailarinos criam, deslocam e reinventam lugares, desenhando, através dos gestos, uma possível cartografia de proximidades.
Foto: © Mariana Moraes
Serviço:
Assim você saberá onde estou, aqui e lá
19 e 20 de setembro às 20h
11 de outubro às 20h e 12 de outubro às 19h
Rampa, lugar de criação Rua Sá Ferreira, 202 – Copacabana, Rio de Janeiro
4 e 5 de outubro, às 19h
Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro – Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro
Classificação: Livre
Duração: 60 a 90 minutos