Balé da Cidade de Teresina comemora 14 anos de trabalho

A maior companhia de dança contemporânea do Piauí, o Balé da Cidade de Teresina, completa 14 anos de muito trabalho e dedicação à arte e prepara uma vasta programação de espetáculos e estréias.

Segundo o diretor da Cia, Roberto Freitas, a programação marca o término de um período de retiro do grupo, durante o qual realizou várias pesquisas para montagem de novos trabalhos. “Durante alguns meses, nós nos concentramos na composição de novos espetáculos. Para isso, contamos com a colaboração de vários profissionais de fora da Companhia, o que possibilita uma diversificação nas produções e dá oportunidade a esses profissionais de mostrarem seus trabalhos como coreógrafos”, explica Freitas.

A bailarina Nazilene Barbosa, por exemplo, assina a coreografia da coreografia Só não falamos a mesma língua, que estreia dia 06 de junho, às 19h, na Casa da Cultura de Teresina, dia em que acontece o lançamento do site do Balé da Cidade de Teresina, que trará informações sobre o grupo e seus principais trabalhos.

A programação começou dia 1º de junho com um ensaio aberto do espetáculo Nar Brenha,  direcionado aos alunos das oficinas do Teatro do Boi e da Escola de Danças Folclóricas. A estréia de Nar Brenha, que tem coreografia de José Nascimento, acontece dia 14 de junho, às 20h, no Theatro 4 de Setembro, com nova apresentação no dia seguinte (15), no mesmo horário e local. No dia 17, o grupo apresenta outra estréia, Pé de Garrafa, que tem coreografia de Marcelo Lopes e faz parte do trabalho da Cia sobre as lendas piauienses. A montagem será apresentada no Parque da Cidade, às 18h, ocasião em que a cidade celebrará a passagem da Tocha do Pan 2007.

Dias 18 e 19 de junho, o Balé lança o Projeto Todo Mundo Dança, realizado em conjunto com a Sociedade dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Serão aulas abertas na Casa da Cultura, a partir das 18h. No dia 22, o grupo volta a apresentar o espetáculo Pé de Garrafa, desta vez no Parque Potycabana, às 19h.

A direção artística de todos os trabalhos do grupo é feita pelo Conselho Artístico do Balé da Cidade de Teresina e a direção geral é de Roberto Freitas. O Conselho é formado por bailarinos e professores da Cia: Ana Melo, Ivoneide Ribeiro, Mariana Alves, Máurea Oliveria e Roberto Freitas.