Balé da Ópera de Paris ganha a tela do cinema | The Paris Opéra Ballet on movie screens

Com 40 anos de carreira e reconhecido por seus documentários que destrincham o funcionamento de instituições nos EUA, o diretor Frederick Wiseman finalizou em 2009 sua segunda incursão no mundo da dança. E desta vez fora das fronteiras do território americano. La danse, Le ballet de l’Opéra de Paris registra o cotidiano de uma das mais importantes companhias de dança do mundo. Em 1992 o diretor havia filmado Ballet, sobre o American Ballet Theatre. “Pensei que poderia ser divertido fazer um outro filme de balé, especialmente porque há muitas diferenças entre o Balé da Ópera de Paris e o American Ballet Theatre”, explica Wiseman por email ao idança (abaixo, a entrevista completa).

La danse está na programação competitiva internacional da 15ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que vai até domingo (18/04), no Rio de Janeiro (confira os horários de exibição do filme no fim da reportagem). Este ano, o festival está reunindo 71 documentários divididos entre mostras competitivas e sessões especiais.

O idança assistiu ao filme a convite da organização do festival na semana passada. Em cerca de 2h40 de projeção, o público é levado por um passeio pelos corredores e salas de ensaio do Palais Garnier, sede da companhia. A primeira parte do filme registra, principalmente, os exaustivos, repetitivos e rígidos ensaios. A câmera visita as salas de ensaios dos solistas, pas-de-deux e dos coros mostrando, sem muitos cortes, a relação entre coreógrafos e bailarinos.

Entre os principais nomes do Balé, um se destaca durante todo o filme: o da diretora-artística Brigitte Lefevre. Basicamente tudo o que acontece dentro do teatro passa pelo seu aval. São assuntos que vão desde a agenda de apresentações e seleção de bailarinos até a crise no sistema de aposentadoria dos funcionários da casa. Destaque para as questões que envolvem o ‘embate’ entra o balé clássico e as obras modernas interpretadas pela companhia, como Orfeu e Eurídice, de Pina Bausch, e Medea, de Angelin Preljocaj.

La danse / Foto divulgação

La danse / Foto divulgação

Entre ensaios e trechos de apresentações, também ficamos conhecendo pelos olhos de Wiseman os bastidores do teatro, como a sala de consertos de sapatilhas, onde uma senhora de chinelos cercada por pares de sapatilhas realiza seu trabalho; o setor de figurinos, com centenas de saias (foto) e máscaras; e até o restaurante, um verdadeiro ‘bandejão’, por onde passam todos os funcionários.  La danse é uma deliciosa chance de conhecer a fundo o funcionamento de uma das principais companhias de dança em atividade do mundo. E entender que, para se ter qualidade, é necessária uma enorme e bem cuidada estrutura por trás dos saltos e piruetas que vemos no palco.

“Fiquei impressionado com o respeito à hierarquia”

Mesmo em uma cansativa viagem por conta do La danse, como o próprio Wiseman fez questão de explicar, o diretor conseguiu um tempo para responder as perguntas do idança. Confira a entrevista abaixo:

idança – Como surgiu a ideia deste documentário? Por que escolher o Balé da Ópera de Paris?

Frederick Wiseman – Tenho vivido pelo menos metade do ano, nos últimos 10 anos, em Paris. Sou um grande admirador do Balé e pensei que poderia ser divertido e interessante fazer um outro filme de dança, especialmente porque o estilo, tradição, repertório e financiamento do são bem diferentes do American Ballet Theatre, objeto do meu filme de 1992. Também foi uma desculpa para continuar em Paris.

O que mais o impressionou na estrutura da companhia?

O respeito à hierarquia, a habilidade técnica, disciplina e dedicação dos bailarinos e a grande competência de Brigitte Lefevre (diretora artística) e sua equipe.

Como foi o processo de filmagem? Quanto tempo durou?

As filmagens tomaram 12 semanas. Mesmo nos momentos de trabalho, também era um grande prazer observar artistas excelentes em ensaio ou durante as apresentações.

Como capturar o esforço físico dos bailarinos em imagens?

Sempre tentei mostrar o corpo inteiro dos bailarinos, a relação deles com seus parceiros e sequências das coreografias.

Como você escolheu os trechos de espetáculos que aparecem no filme?

Levei um ano para editar o filme. Fiz a seleção através de um estudo intenso de 130 horas, escolhendo as sequências que eu gostava, editando de forma coerente e as encadeando em uma estrutura dramática, narrativa.

Por que é importante documentar o cotidiano de atividades de uma companhia tão aclamada?

O balé tem uma forma etérea, e foi importante para mim fazer um filme sobre uma companhia que cria tamanha beleza.

La danse, Le ballet de l’Opéra de Paris será exibido nesta quarta-feira (14/04), às 17h30, e sexta-feira (16/04), às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março 66, Centro. Telefone: 21 3808-2000). A entrada é gratuita.

Abaixo, assista ao trailer oficial do filme:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fOzkWakRLmE&feature=related[/youtube]

With 40 years of experience and known for directing documentaries that untangle the inner workings of American institutions, Frederick Wiseman completed his first dive into the world of dance. And this time, outside the US borders. La danse, Le ballet de l’Opéra de Paris documents the everyday life of one of the world’s most important dance companies. In 1992, the director shot Ballet, about the American Ballet Theatre. “I thought it would be fun and interesting to make another ballet movie particularly since the style, tradition, repertory and funding of the Paris Opera Ballet is so different from the American Ballet Theatre”, he explains in an e-mail interview for idança (read the full interview below).

La danse is part of the international competition of the 15th It´s All True – International Documentary Film Festival , which takes place in Rio de Janeiro until Sunday (18/04). This year, the festival brings 71 documentaries that are part of a competitive showcase and special programs.

The festival’s production invited idança to watch the film last week. In about 2h40 of screen time, the audience is taken on a stroll through the hallways and rehearsing rooms of Palais Garnier, the company’s headquarters. The first part of the film mainly documents the exhausting, repetitive and strict rehearsals. The camera visits rehearsing rooms of soloists, pas-de-deux and chorus-lines showing the relationship between choreographers and dancers, with very few cuts.

Among the Ballet’s main characters, one stands out during the whole film: the artistic director Brigitte Lefevre, Basically everything that takes place inside the theater needs her approval, from the presentation schedule and dancer’s selection to the crisis in the worker’s retirement system. The director gives special attention to issues involving the ‘clash’ between classic ballet and the modern pieces performed by the company, such as Pina Bausch’s Orpheus and Eurydice and Angelin Preljocaj’s Medea.

Through Wiseman’s eyes, we also learn about the theater’s backstage, like the ballet slippers repair room, where an old lady surrounded by slippers gets on with her work; the costume room, with hundreds of tutus and masks; even the restaurant, a ‘cafeteria’ where all the workers meet. La danse is a lovely chance to get to know the inner workings of one the main dance companies in the world. And to understand that to achieve such quality it takes a huge and well-handled structured behind the leaps and pirouettes we see on stage.

“I was impressed by the strict adherence to hierarchy”

Even after an exhausting trip because of La danse, , as Wiseman himself explained, the director managed to find the time to answer the questions of idança. Read the interview below:

idança – How did the idea for the documentary come up? Why L’Opéra de Paris?

Frederick Wiseman – I have been living in Paris for at least half the year for the last 10 years. I am a great admirer of the Paris Opera Ballet and thought it would be fun and interesting to make another ballet movie particularly since the style, tradition, repertory and funding of the Paris Opera Ballet are so different than the American Ballet Theatre, the subject of my 1992 film about ballet (BALLET). It also provided me an excuse to continue to stay in Paris.

What impressed you the most in the ballet’s structure?

The strict adherence to hierarchy, the skill, discipline and dedication of the dancers and the great competence of Brigitte Lefevre, the director of the company, and her staff.

How was the filming process? How long did it last?

The filming took 12 weeks. While it was a lot of work it was a great pleasure and privilege to watch such great artists in rehearsal and performance.

How to capture the dancers’ physical effort in moving images?

I always tried to show the full body of the dancers, their relation to their partners and the patterns of the choreography.

How did you choose the show’s fragments that appeared in the film?

It took me a year to edit the film. I made the selection by an intensive study of the 130 hours of rushes, choosing the sequences that I liked, editing them into a useable form and arranging them in a dramatic, narrative structure.

Why is it important to document the daily activities of such aclaimed company?

Ballet is a transient, evanescent form and it was important for me to make a film about a company that creates such beauty.

Watch the film’s official trailer:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fOzkWakRLmE&feature=related[/youtube]