Ballet de Londrina comemora 15 anos. Leia entrevista

Em dezembro de 2008, o Ballet de Londrina completa 15 anos. E a trilha sonora escolhida para festejar a data foi Romeu & Julieta, de Prokofiev. Explica-se: o balé composto por volta de 1936 pelo compositor russo é a canção que embala Decalque, coreografia de Leonardo Ramos, que excursiona pelo Brasil e exterior comemorando o aniversário da companhia.

O processo criativo de Decalque, na verdade, começou em 2006 a partir do espetáculo Fale Baixo, cuja proposta era trabalhar os diferentes eixos de equilíbrio. Durante as investigações para o novo trabalho, surgiu a idéia de usar música de Prokofiev e a história que ela representa como pano de fundo para os movimentos. A idéia não era fazer uma remontagem do clássico de William Shakespeare, mas usá-la como inspiração para a construção da dança. “Criamos uma linguagem nossa nos últimos três anos, a partir de Prazeres. Mas revisitar Shakespeare foi um acidente de percurso”, lembra Leonardo.

O nome Decalque diz muito sobre o espetáculo que os cariocas poderão assistir neste fim de semana. “Não queria um trabalho com protagonista, todos os bailarinos assumem todos os papéis, como decalques em seus corpos. Também exploramos a idéia de lembrança da história na cabeça do público, o que queremos é apenas desencadear essa lembrança”, explica o coreógrafo.

Abaixo, assista a um trecho do espetáculo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AGq6BPxVzMY[/youtube]

Atualmente, o Ballet de Londrina é mantido pela prefeitura local e pela Fundação Cultura Artística de Londrina (FUNCART). Além da companhia, eles possuem – também há 15 anos – a Escola Municipal de Dança, uma escola regular voltada para a formação de novos bailarinos. Lá funciona o projeto social que oferece aulas de dança clássica para 200 crianças de baixa renda. “O Ballet nasceu de uma aventura ilógica em Londrina. Não tínhamos nenhuma iniciativa pública que apontasse para que o projeto fosse adiante. Foi a primeira vez que uma idéia assim vingou na cidade, fomos construindo trajetória dentro de Londrina. Não temos 500 mil espectadores, mas hoje, os moradores entendem como uma iniciativa muito importante”, comemora Leonardo.

A temporada de Decalque no Rio de Janeiro vai até domingo (22/06), no Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete 338, Largo do Machado. Telefone: 21 2265-9933). Quinta-feira, sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h. Depois das apresentações no Rio, a companhia segue para Lima, no Peru.