BB e CAIXA Cultural: editais de ocupação abertos

Dois importantes editais de ocupação de espaços culturais brasileiros estão abertos: até junho, Banco do Brasil e CAIXA Cultural recebem projetos para compor suas programações a partir de 2011.

Com um prazo curto – de 1º de maio a 1º de junho apenas – estão abertas as inscrições para a programação 2011/2012 dos Centros Culturais Banco do Brasil de Rio de Janeiro (na foto), São Paulo e Brasília. O edital contemplará as áreas de Artes Cênicas (dança e performance incluídas), Música, Cinema e Vídeo, Exposições e Programa Educativo.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas de qualquer nacionalidade. É preferível que proponente já esteja com o projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) no ato da inscrição. O candidato deverá informar seus dados pessoais, currículo, dados do projeto, descrição, justificativa, sinopse, ficha técnica, cronograma e orçamento (leia mais detalhes aqui). As inscrições estão abertas no site do Banco do Brasil.

A seleção será realizada por uma comissão técnica dos Centros junto com especialistas do mercado cultural. Em 2009, o Banco do Brasil recebeu 4.012 projetos de todas as áreas, dos quais 161 foram selecionados. O resultado final deste ano está previsto para o último trimestre de 2010 e os contemplados ocuparão os espaços de janeiro de 2011 a junho de 2012.

O edital completo está disponível aqui. Mais informações pelos emails (note que eles são específicos para cada cidade): ccbbrio@bb.com.br, ccbbdf@bb.com.br ou ccbbsp@bb.com.br.

A CAIXA Cultural também está em busca de projetos para montar a programação de seus espaços em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Neste caso as inscrições vão até 18 de junho.

Aqui, só serão aceitas inscrições realizadas por pessoas jurídicas, nas áreas de Artes Visuais (instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances, entre outras modalidades), Artes Cênicas (teatro, dança e performance de palco), Música, Cinema, além de palestras, encontros, cursos e oficinas. Cada projeto receberá, no máximo, R$ 300 mil.

Os projetos inscritos já deverão estar inteiramente desenvolvidos, pois a CAIXA Cultural não arcará com custos referentes ao período de pesquisa e concepção do trabalho.

Os interessados em se inscrever podem fazê-lo no site da CAIXA Cultural (os editais estão disponíveis na seção ‘mapa do site’). No formulário, o proponente deverá indicar o período e os espaços em que deseja se apresentar. Clique aqui para ler o edital completo.

Os projetos selecionados vão compor a programação dos espaços de janeiro a dezembro de 2011. Cada um deles poderá ser realizado em um ou mais espaços da CAIXA Cultural. O resultado final será divulgado até 29 de outubro.

CAIXA Cultural também recebe projetos de festivais de dança

Numa categoria à parte do edital de ocupação, a CAIXA Cultural também está recebendo projetos de festivais de dança e teatro para realização a partir de janeiro de 2011. As inscrições vão até 18 de junho no site da instituição.

Os festivais deverão conter, no mínimo, cinco companhias/grupos participantes ou mínimo 10 espetáculos além de uma programação de palestras, oficinas e cursos. Cada projeto selecionado receberá R$ 200 mil.

A análise dos candidatos levará em conta duas etapas: habilitação e análise. Na primeira, a comissão verificará o cumprimento de todas as exigências do regulamento. Em seguida, o projeto será analisado por convidados com experiência na área, observando uma série de requisitos. O resultado será divulgado até 13 de agosto. O edital completo está disponível aqui.

Leia também: Em São Paulo: programa de incentivo aberto

Funarte prorroga prazos de inscrições em editais

The English version is available tomorrow.