Disritmia, da Cia. dos Pés Grandes / Foto divulgação

Bienal De Par em Par começou na sexta-feira

Começou na sexta-feira (1/10) a Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par em Par. Como vem acontecendo desde 1998, essa programação ocupa uma lacuna nos anos ímpares da mostra.

As atividades ficarão divididas em três eixos. O primeiro dele é o de linhas editoriais, que engloba a revista OlharCE; o programa de TV Terceira Margem, cuja segunda edição ficará pronta ainda este ano (assista aqui a um trecho dele publicado no idança); e o livro Bienal 15 anos, em fase de elaboração.

A segunda linha de ação é circulação, que envolve os programas CirculaDança – que promove turnê de espetáculos, residências de criação e oficinas pelo interior do Ceará – e Dança em Palavras. O terceiro eixo será focado nos diálogos, e inclui a 2ª edição do Encontro Terceira Margem, o Pontão (cujas ações começam em 2011), e a Conexão Cabo Verde, realizada em janeiro de 2010 (leia mais aqui).

Este ano, o Encontro Terceira Margem traz o tema Tomar lugar – corpo e performance. Ele acontecerá em Fortaleza e visa desenvolver um campo de pesquisa e produção que explore a relação entre corpo e performance.

Em Fortaleza, serão muitas as ações de formação. O português João Fiadeiro fará a conferência Introdução ao Método de Composição em Tempo Real: anatomia de uma decisão no dia 14 de outubro. A partir do dia 15 de outubro e até dia 22 do mesmo mês, ele segue na residência Composição em Tempo Real/Fortaleza, segunda habitação, no Alpendre – Casa de Arte.

Ao longo do mês de outubro também acontecem outras três oficinas: Sugestões para uma cidade habitar um corpo, com o mineiro Vanilton Lakka; Respiradouro, com os cariocas Fernanda Eugênio e Gustavo Ciríaco; e Composição: estratégias de ação/Alarm floor – estratégias de composição, com o mineiro Marcos Canário/O Grivo.

Disritmia, da Cia. dos Pés Grandes / Foto divulgação

Disritmia, da Cia. dos Pés Grandes / Foto divulgação

No dia 19 de outubro começa o seminário Corpo, performance e biopolítica – modos de vida e estéticas da existência, com a participação de Beatriz Furtado (CE), Felipe Ribeiro (RJ), Sylvio Gadelha (CE), André Lage (SP), Thereza Rocha (RJ) e Maria Cristina Franco Ferraz (RJ).

Entre os espetáculos, o grande destaque internacional é a americana Trisha Brown Dance Company, que dançará pela primeira vez no Ceará. O roteiro faz parte da turnê que comemora os 40 anos da companhia e inclui ainda Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, dentro do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança.

As outras atrações da Bienal De Par em Par são a francesa La Compagnie CCN Roubaix/Carolyn Carlson (na foto), o suíço Yann Marussich e a carioca Lia Rodrigues Companhia de Danças, que também está comemorando aniversário da companhia: 20 anos.

A Bienal acontecerá até 10 de novembro em Fortaleza e em oito cidades do interior. Mais informações: (85) 3268-3034. Clique aqui para ver a programação completa. Ela é inteiramente gratuita.

A segunda foto é da Cia. dos Pés Grandes (CE), que se apresenta sexta-feira (8/10), às 17h, na Praça José de Alencar dentro do programa CirculaDança. O espetáculo é Disritmia.

Leia também: Abertura da Bienal de Dança/De Par em Par será esta noite