BTCA comemora 25 anos em grande estilo

Btca___isabel_gouva "Fazer um aniversário digno da trajetória do BTCA, estimulando  um maior interesse da comunidade baiana e brasileira pela Companhia". Este foi o ponto de partida da produtora Eliana Pedroso para elaborar a programação de espetáculos, encontros artísticos, debates e exposição que irão comemorar, de 17 a 19 de novembro, os 25 anos de fundação de uma das mais importantes companhias profissionais de dança contemporânea do Brasil, o Balé Teatro Castro Alves, atualmente dirigido por Lílian Pereira, cujo desafio é construir parcerias para incrementar a visibilidade do BTCA, e assim conseguir "maior inserção no imaginário baiano e nacional".

Com o slogan "Balé Teatro Castro Alves – 25 Anos de Aplausos", o evento terá entre as atrações a nova coreografia do grupo, a qüinquagésima: Devir (palavra de origem latina que significa vir a ser, tornar-se), especialmente criada pelo paulista Mário Nascimento, inspirado na filosofia de Heráclito. Convidado pela primeira vez para desenvolver um trabalho junto ao BTCA, seduzido pelo elenco e pela trajetória do grupo, Mário se inspirou no atual momento da equipe, que reflete "a busca de caminhos e interferências para um novo tempo presente", segundo definição de Eliana e Lílian.

As comemorações se iniciam no dia 17 de novembro, sexta-feira, às 21 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, numa sessão para convidados, continuando com espetáculos também no dia 18 (sábado), às 21h, e dia 19 (domingo), às 20h, com ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).  O BTCA é mantido pelo governo, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo e Fundação Cultural do Estado da Bahia. Hoje, a marca BTCA compreende dois grupos: o Bahia Ballet, a companhia oficial de dança do Teatro Castro Alves, formada por 22 integrantes, e a Cia. Ilimitada, que reúne 16 bailarinos veteranos.

Mais informações pelo telefone (71) 3339-8000 ou www.tca.ba.gov.br.