Cia. Borelli dança no Rio de Janeiro

Carta_ao_pai A Cia. Borelli de Dança apresenta Carta ao Pai, de 15 a 17 de dezembro, no Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338 – 21 2265 9933), às 20h30.

A mais nova criação cênica-coreográfica da companhia paulista é uma investigação que tem como referência filosófica-literária Franz Kafka e sua obra homônima, escrita em 1919. Na carta, que nunca foi enviada ao destinatário original, Kafka expõe toda a sua mágoa em relação ao pai autoritário, que ele chama de “tirano”. O jugo paterno minou-lhe a auto-estima, condenando-o a uma personalidade fraca e assustada.

A direção artística, assinada por Sandro Borelli, propõe uma estética que instiga um aprofundamento da criação em questões que se reportam à alma humana. Numa ação dramática que incide sobre o desenho coreográfico, cria um jogo cênico meticuloso e provocador.

Em Carta ao Pai investiga-se, dentro dos princípios da contemporaneidade, códigos expressivos abrindo na trama da coreografia espaços para a reflexão. Falando do desespero do homem moderno em relação à sua existência, usa simultaneamente a força bruta e o gesto delicado. Os movimentos em forma de espasmos contêm a ambigüidade do eu, do outro e do espírito. Uma tentativa de dissecar o conteúdo emocional e/ou espiritual de uma ação, de um gesto, de um olhar, de uma situação ou de uma atitude que seja índice de mistérios do drama humano.