Coletivo Lugar Comum realiza sua primeira circulação internacional

Cinco artistas integrantes do Coletivo Lugar Comum embarcam esta semana para o Chile, onde acontece a primeira etapa do projeto de circulação internacional pela América do Sul do espetáculo Leve. Serão três apresentações dentro da programação do Festival Cielos del Infinito, em Santiago do Chile, com duas sessões neste sábado, 17, e uma sessão no domingo. Nos dias 19 e 20 de maio, a equipe do espetáculo fará uma mini residência com artistas chilenos do grupo La Vitrina. Ainda no segundo semestre, a montagem será apresentada na Argentina e no Uruguai.

Mortes, perdas, despedidas, saudades. Memórias, ausências, ruínas de um futuro que evoca sem cessar a presença que já não está. Uma narrativa tão cotidiana no mundo dos vivos quanto cheia de dores, perdões, belezas e mistérios. Leve foi concebido e montado pela primeira vez há cinco anos, reunindo artistas recifenses na vontade de levar à cena os espasmos de acontecimentos reais, de temas tão recorrentes à condição humana, desnudando-os no encontro.

A montagem, que estreou nacionalmente em junho de 2009, tem sua trajetória marcada também por pioneirismos. Foi o primeiro espetáculo de dança em Pernambuco apresentado com áudio-descrição para pessoas cegas, em 2011, durante o Festival Palco Giratório. Em 2012, se consolidou como o primeiro trabalho de artes cênicas no estado a realizar uma temporada completa com acessibilidade comunicacional em todas as sessões. Foram dezesseis apresentações ao todo, com áudio-descrição e intérprete de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.

O Coletivo Lugar Comum (Recife, Pernambuco) atua desde agosto de 2007, reunindo artistas de diferentes linguagens (dança, teatro, música, artes visuais, literatura). É um espaço para troca de saberes diversos na busca de propostas que tenham a potência de transformar(nos), esteticamente, politicamente, culturalmente e artisticamente. Hoje, agrega 14 artistas que se revezam dando aulas uns para os outros, colaborando nas criações, na produção de projetos, na discussão de textos e ideias, entre outras atividades artístico-culturais. 

Serviço:

Leve, com Coletivo Lugar Comum

Festival Cielos del Infinito – Etapa Santiago
17 de maio de 2014, em duas sessões, às 20h30 e às 21h45
18 de maio de 2014, 20h30.
Local: Estación Mapocho, Avenida Presidente Balmaceda, Santiago, Chile. (antiga estação de trens)

Ficha Técnica:
Concepção, criação e coreografia: Maria Agrelli e Renata Muniz Assistente de Coreografia: Liana Gesteira Consultoria Artística: Valéria Vicente e Maria Clara Camarotti Laboratórios Criativos: Liana Gesteira Preparação Vocal: Conrado Falbo Trilha Sonora Original: Isaar Iluminação Criação e Execução: Luciana Raposo Fotos: Breno César

Projeto incentivado pelo FUNCULTURA, sistema de incentivo à cultura do Governo de Pernambuco.