Comemoração do Lançamento do Programa de Fomento à Dança de São Paulo

No dia 22 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo comemorou a assinatura dos contratos dos grupos contemplados no 1º edital do Programa de Fomento à Dança de São Paulo.
       
O evento contou com a participação dos principais responsáveis pela implantação do programa: o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, e o autor da Lei de Fomento à Dança Vereador José Américo (PT). Também estiveram presentes a Vereadora Soninha Francine (PT) da Frente Parlamentar de Cultura da Câmara Municipal de São Paulo, da assessora de dança da Secretaria Municipal de Cultura, Iracity Cardoso, de Dorberto Rocha Carvalho representante da Cooperativa Paulista de Teatro, dos integrantes da comissão executiva do Movimento Mobilização Dança: os bailarinos Eliana Cavalcante, Sofia Cavalcante, Mirtes Calheiros, Éderson Lopes, Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, da bailarina Célia Gouvêa, que abriu a noite com o espetáculo Latrina, além de inúmeros artistas e profissionais da dança paulistana.

A comemoração assinalou um momento histórico para a cultura da cidade: a implantação do terceiro programa de fomento municipal, ao lado do Fomento ao Teatro e o VAI.. O novo projeto garante uma estrutura adequada para a produção e difusão da dança, o que interfere diretamente não só na qualificação profissional dos artistas envolvidos como na qualidade do resultado da atividade artística. Trata-se de uma iniciativa pioneira para a dança no país, não só pela sua configuração, como também pelo fato desta ter sido resultado da colaboração e entendimento da Secretaria Municipal de Cultura, através da ação do secretário de Cultura e da assessora de dança da Secretaria, da Câmara Municipal de São Paulo, que aprovou a lei de fomento por unanimidade em duas instâncias e que continuou a acompanhar o projeto através da ação da Frente Parlamentar de Cultura, e da organização dos bailarinos paulistanos através do Movimento Mobilização Dança.