Companhia Urbana de Dança inicia temporada no Teatro Dulcina, no Rio
Celebrando uma década de atividades dentro e fora do Brasil, a Companhia Urbana de Dança revisita seu repertório e leva dois de seus trabalhos mais recentes para o Teatro Dulcina, no Rio. Com duração de três semanas, a ocupação traz as coreografias Nêgo (eu.ele.nós.tudo preto), que inicia nova temporada dia 5 de março, e Na Pista, a partir do dia 19.
Refletindo sobre a questão racial, Nêgo (eu.ele.nós.tudo preto) firma a diversidade através de diálogos gestuais impregnados de energia. “No Brasil, quem mais morre, e se morre muito, e violentamente, são os jovens negros. Os números são impressionantes. É certo: os dançarinos da Companhia Urbana de Dança hoje são ponto fora da curva dessa estatística dolorosa. Mas, ser negro, jovem e urbano da periferia e dançar com talento e ousadia, diz não só de beleza, mas de resiliência”, pontua a coreógrafa Sonia Destri.
Na Pista marca o retorno da companhia às suas raízes no subúrbio carioca. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a Companhia neste trabalho, que tem como referências hits de Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia e Lauryn Hill, clássicos que marcaram a pista de dança, sob a leitura da companhia e sua linguagem particular. Ao universo dos dançarinos, a coreógrafa trouxe David Bowie, Earth Wind and Fire, Chaka Khan e a dance music. O título também faz alusão à gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”.
Criada em 2004, a Companhia Urbana de Dança é formada por nove dançarinos oriundos do subúrbio do Rio de Janeiro. Sob a direção da coreógrafa Sonia Destri Lie, o grupo se caracteriza pela força das suas histórias e qualidades artísticas como vigor físico, diversidade de movimentos e sofisticação coreográfica, realizando uma leitura particular e criativa em dança urbana.
Foto: Nêgo, Cia. Urbana de Dança © Renato Mangolin
Serviço:
Companhia Urbana de Dança apresenta:
Nêgo.eu.ele.nós.tudo preto
Data: De 5 a 15 de março
Horário: De quinta a domingo, às 19h
Na pista
Data: 19, 20, 21 e 22 de março
Horário: De quinta a domingo, às 19h.
Local: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2240-4879
Classificação etária: Livre
Lotação: 429 lugares.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)