“Conceito de iluminação cênica” será lançado amanhã, em São Paulo.

O livro Conceito de iluminação cênica (Ed. Música & Tecnologia, 2012), escrito por Roberto Gill Camargo, será lançado amanhã, terça-feira (5/03/2013), às 20h, no Tucarena, Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Professor do curso de Letras da Universidade de Sorocaba (UNISO), interior de São Paulo, Gill Camargo trabalha com iluminação cênica e sonoplastia há mais de 30 anos. Iluminou mais de 30 peças de teatro e cerca de 11 espetáculos de dança, alguns deles criados por sua filha, a dançarina e criadora Andreia Nhur, e por sua esposa, a musicista e dançarina, Janice Vieira, como: Vis-à-vis (2012), Linhagens (2010) e Buquê(2006).

O livro tem por base a tese de doutorado defendida pelo autor Luz e cena: processos de comunicação coevolutivos (2006), que desenvolveu com orientação da professora doutora e crítica de dança, Helena Katz, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, da PUC-SP.

A publicação defende o entendimento de que cena e luz são instâncias indissociáveis e codependentes. Foi realizada em parceria com Seminaluz, programa independente de ensino em iluminação cênica, criado em 2005, com sede em Ipatinga, Minas Gerais. Além de promover diálogos (palestras, cursos, oficinas, debates), o Seminaluz oferece bolsas de estudos para escritores da área, concedidas por meio de edital. Conta com apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Usiminas.

Durante o lançamento, haverá bate-papo com o autor e com representantes do Seminaluz. O livro, que já foi lançado em Ipatinga (MG), no ano passado, será lançado também no Rio de Janeiro, no dia 20 de março, às 19h, no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC).

A publicação contou com patrocínio da siderúrgica Usiminas e com apoio do Instituto Cultural Usiminas, da revista Luz e Cena, Cia. Hibridus Dança, B2B, Independente Produções e TUCA, teatro da PUC-SP.

Serviço:

Dia: 05 de março
Horário: 20h
Local: Tucarena, teatro da PUC-SP