Confira os ganhadores do Festival Agite y Sirva 2014

O 6º Festival Itinerante de Videodança Agite y Sirva (México), anunciou nesta segunda-feira, 26, as três obras ganhadoras e as três que receberam menções especiais nesta edição. O Primeiro Prêmio Nacional de Videodança do Festival foi dirigido a criadores mexicanos ou criadores estrangeiros em coautoria com mexicanos, e consistiu em três premiações em dinheiro: uma no valor de  12 mil pesos mexicanos, uma segunda de 8 mil e uma terceira de 6 mil.

A Convocatória 2014 recebeu um total de 283 obras oriundas de 37 países, das quais 113 foram provenientes de criadores e cocriadores mexicanos. A Seleção Oficial Agite y Sirva 2014, realizada por Paulina Ruiz Carballido e Ximena Monroy Rocha, inclui 19 obras de videodança mexicanas, 23 obras de videodança de países como Canadá, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Brasil, Escócia e Suécia, além de 4 documentários do México e Austrália.

O júri internacional foi composto por Núria Font (Espanha), realizadora de vídeo e curadora especializada em dança e novos meios, e Vivan Cruz (México), atriz, bailarina, coreógrafa e vídeoartista. Confira a resolução feita por elas:

Demos o Primeiro Prêmio a Intrinsic Moral Evil, com coreografia de Fernando Domínguez e direção audiovisual de Harm Weistra, pela magnífica integração da linguagem coreográfica com a realização fílmica e destacamos a interpretação dos três bailarinos, que conseguem criar e transmitir ao espectador a complexidade das relações humanas, o poder do desejo e o jogo da sedução.

Intrinsic Moral Evil 04

Still da videodança “Intrinsic Moral Evil”, de Harm Weistra e Fernando Domínguez

O manejo do sistema da iluminação no local, não só contribui para a qualidade da imagem, como enriquece o sentido dramático, bem como a edição e pós-produção, que enfatizam o texto na classificação da dança  e o caráter emotivo para ser transmitido através da tela. 

O Segundo Prêmio, foi concedido a Spoony, coreografado por Jacqueline López e Javier Moreno e direção de Alfredo Salomón, por ser uma obra original na sua proposta, com um discurso bem desenvolvido no manejo da imagem. O entendimento do cinegrafista de como entrar na dança, ao lado de uma edição rápida e livre, conseguem estabelecer um diálogo vivo entre as linguagens.

150_IMG_4833

Still de “SPOONY”, de Alfredo Salomón, Jacqueline López y Javier Moreno,

O tom do discurso em sua abordagem do absurdo, acerta na forma em que se relaciona com os espaços, o áudio e a ação dos intérpretes. 

E o terceiro prêmio, a Etereas, com codireção de Daniela Mara Villanueva e Mara Soler, porque é uma interessante e atrativa aposta técnica e visual de movimento e animação. Mas além de apresentar um discurso de progressão coreográfica tradicional e nos recordar ao clipe musical, sua força reside na detalhada composição coreográfica digital e na interpretação das performers. 

281_ETEREAS_003

Still da videodança “Etereas”, de Mara Soler e Daniela Villanueva

 

Sobre as três obras que receberam Menções Especiais: 

Punto & Línea, com direção de Tania Reza e coreografia de Oscar Velázquez, destacamos o interesse da proposta conceitual, a criação de imagens que integram composição coreográfica, espaço arquitetônico e gráficos, e o consequente uso híbrido de todos esses materiais a favor de uma ideia. 

A Plexo Solar, com direção de Selva Lecot e coreografia de Selva Lecot e Rosaura López de Cea, por uma delicada composição visual onde a cor, o espaço, a luz, o gesto e um estudado enquadramento, que constroem um olhar muito pessoal. 

E a Fifth Wall, coreografado por Omar Carrum e codireção de Omar Carrum e DutchRall, por ser um trabalho cinematográfico coerente na forma, o uso de lentes e o preto e branco para incrementar a dureza da proposta e de seus intérpretes. A destacamos como uma obra radical, que apresenta uma situação em que se mescla a ação cotidiana com a abstrata, em um espaço que nunca deixa de ser cotidiano.

A resolução do júri, as sinopses dos trabalhos vencedores, bem como o itinerário internacional do Festival, estão disponíveis online no site www.agiteysirva.com