Contracorpo entrevista Compassos Cia de Danças (PE)

Programa Contracorpo traz o cotidiano da Compassos Cia. de Danças

O cotidiano e a criação da Compassos Cia de Danças é o assunto da entrevista da quarta edição do programa CONTRACORPO. Em uma tarde de conversa, com o diretor da companhia, Raimundo Branco e com uma das bailarinas fundadoras do grupo, Patrícia Costa, foram reveladas memórias, histórias e pensamentos que compõem o corpo da Compassos. A entrevista vai ser lançada na internet hoje,  segunda feira, dia 29 de julho, em formato de podcast como parte do projeto CONTRACORPO, realizado pela Cia. Etc.

ENTREVISTA – A condição de ser artista, a passagem do tempo, as diferentes gerações de elenco, os treinamentos dos corpos, os marcos da trajetória do grupo, os rituais para cena, foram temas que atravessaram as falas dos artistas nessa edição de CONTRACORPO. A Compassos Cia de Danças foi fundada em 1990 e nesses 23 anos de atuação mantém um repertório de mais de 12 trabalhos artísticos. Durante a entrevista, Raimundo Branco e Patrícia contam um pouco da trajetória do grupo a partir de suas vivências pessoais, a história de seus corpos, suas manias, das referências artísticas, das paixões, dos medos.

O corpo principal da conversa foi o espetáculo “Sobre um Paroquiano”. A montagem foi criada em 2007 pelo grupo, e atualmente está circulando por dez municípios do estado Pernambucano. O espetáculo é baseado na obra Um paroquiano inevitável (1965), de Hermilo Borba Filho, escritor, dramaturgo, encenador, um provocador cultural intenso e uma das personalidades artísticas mais importantes da história do teatro pernambucano e nacional.

Durante a entrevista, os artistas contam sobre o encontro com o universo de Hermilo Borba Filho e a leitura de suas obras para montagem desse espetáculo. A morte e o nascimento são questões que constroem o cerne da obra, e foram discutidos a partir da visão de Raimundo Branco e Patrícia Costa. Uma conversa sobre criação, arte, e aquilo que é inevitável no fazer da dança. Olhares experientes de quem se dedica a arte da dança cotidianamente. Movimentos de vida transformados em palavras.

Para fomentar a reflexão sobre o espetáculo “Sobre um Paroquiano”, o projeto CONTRACORPO traz também textos críticos escritos a partir de um ensaio aberto. Nessa edição, o projeto conta com os olhares da Profa. do Curso de Licenciatura em Dança da UFPE, Gabriela Santana, e da jornalista, pesquisadora em dança, Christianne Galdino. Os textos serão publicados na internet e podem ser acessados no site do projeto.

PROGRAMA – O projeto CONTRACORPO tem sido veiculado como um programa especial da Rádio Etc. A iniciativa propõe a realização de entrevistas em áudio com profissionais da dança de Pernambuco, numa proposta inédita de um “podcast” específico de dança. Os entrevistadores Marcelo Sena e Elis Costa buscam levar para o público os bastidores da dança, o pensamento de artistas da área, o processo criativo de espetáculos, e o território que constrói o corpo que dança. A divulgação da entrevista tem acontecido por meio de feeds, twittes, publicação pelo iTunes, posts de áudio no Facebook e publicação no site do projeto.

A iniciativa tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura – Funcultura, que possibilitará a manutenção do site por um ano. E ao final do projeto todas as entrevistas serão doadas ao Acervo RecorDança, pioneiro no Brasil em acervo digital de dança, como forma de garantir a memória do projeto e ampliar sua difusão.

CIA. ETC. – Nos últimos cinco anos a companhia pernambucana tem se dedicado a criar dança e refleti-la em outros espaços, como vídeo, site, podcast, usando outros canais para difusão desse fazer artístico. Desde 2007, o grupo tem se especializado na produção e videodanças, recebendo prêmios e difundindo suas criações pelo Brasil e exterior. Atualmente, a veiculação de programas em áudio na internet tem sido também foco da produção da companhia, por meio da Rádio Etc , em funcionamento desde março de 2011.

O QUE É PODCAST? – é um formato de arquivo padronizado mundialmente para distribuição automática de áudio. Com isso, sempre que um novo episódio estiver disponível, o arquivo de áudio será copiado automaticamente para o computador daqueles que assinarem o podcast (mas é possível também escutá-lo diretamente em qualquer computador, da mesma forma como se faz com qualquer arquivo de áudio). Esse formato de distribuição de áudio surgiu em 2004 como um novo recurso tecnológico, informal e de grande utilidade para a distribuição de notícias, e informações diversas na internet.

CONTATOS:
Liana Gesteira (assessoria de imprensa) – (81) 9926.9799 / 9433.0114
Marcelo Sena (diretor Cia. Etc. e coordenador de CONTRACORPO) – (81) 9675.7755
site: www.contracorpo.ciaetc.com.br