Mostravideo Itaú Cultural exibe filmes sobre o corpo
A auto-referência. O artista que se auto-retrata. O corpo e suas representações metafóricas. A evocação de novos agentes ao processo de criação e reflexão. Esses são os temas abordados pela Mostravídeo Itaú Cultural do mês de junho, em cartaz em Belo Horizonte e Belém.
Estas narrativas, de abordagem direta e centrada, nas quais o próprio artista aparece em cena, se transformaram em uma categoria paradigmática da linguagem videográfica e do filme experimental como forma de expressão. Artistas como o casal Vasulka, Chris Burden, Cindy Sherman e Cheryl Donegan passaram a utilizar estes recursos audiovisuais como uma ferramenta que incorporava elementos multimídia, como o ambiente em que a intervenção era realizada, a sua duração temporal e o próprio espectador, que passava a ser evocado também como um agente do processo de criação e reflexão.
Parte dos trabalhos selecionados para essa edição trata do princípio narrativo de que “a noção de representação de um tempo contínuo tem como principal significado a recuperação ou indicação do próprio instante da construção do discurso das imagens”.
Em BH, a Mostravideo acontece no Palácio das Artes (Sala João Ceschiatti, Avenida Afonso Pena, 1537 ) , sempre às 19h, durante todas as quartas de junho ( 6,13,20 e 27) . Já em Belém, as exibições acontecem dias 19, 20 e 21 de junho, às 19h, no Auditório do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236). Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.