Fragil / Foto divulgação

Cultura digital em discussão

Dando continuidade às ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no programa de pesquisa e inovação em Cultura, Arte e Tecnologia, acontece nesta quinta-feira (1/12) o evento Desafios da Arte em Rede – I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação, no Museu de Arte Moderna (MAM-RJ).

Neste primeiro encontro serão discutidas as possibilidades de interação entre as redes computacionais avançadas e a criação artística no painel-debate A arte em rede e a inovação. A mesa terá a presença de Guido Lemos (UFPB), Luiz Bevilacqua (Espaço Alexandria/UFRJ), Jarbas Jácome (UFRB), Patricia Canetti (Canal Contemporâneo) e Cristina de Melo Valente (FINEP). As conversas começam às 14h30, com fala de Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais/MinC.

Em seguida, às 20h30, haverá apresentação de dois espetáculos de arte telemática. Realizado simultaneamente no Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, FRÁGIL (foto) é um projeto do Laboratorium MapaD2, que agrega três grupos de pesquisa artística e outros quatro grupos tecnológicos em torno da investigação, exploração e aplicabilidade de novas tecnologias. FRÁGIL é um espetáculo de arte telemática idealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual – GP Poética (UFBA), coordenado por Ivani Santana.

Além da apresentação do trabalho, serão realizados dois open labs: literatura –  dança – imagem – interatividade, com curadoria de Heloisa Buarque de Holanda, e Projeto Hoseo, de Alejandra Ceriani.

E no fim de semana, Festival CulturaDigital.Br

E no fim de semana, o MAM recebe mais uma rodada de discussões acerca da relação entre arte, novas tecnologias e cultura digital. Com ações que vão desde debates e palestras até laboratórios e encontro de redes, acontece de sexta-feira a domingo (2 a 4/12) o Festival CulturaDigital.Br, um espaço aberto para a inovação e a troca de ideias sobre arte, tecnologia, política pública e cultura livre.

Os projetos participantes foram selecionados mediante chamada pública. O festival recebeu mais de 350 inscrições e 100 projetos foram selecionados, entre eles: Bitcoin, primeira moeda P2P; Chaos Computer Club, hackerspace alemão que completa 30 anos; Lab Sur Lab, encontro de laboratórios da América Latina com sede na Colômbia;  Serendiptor, um aplicativo-experimento desenvolvido no centro de Arte e Tecnologia Eyebeam;  Bus Stops, Corner Stores and Countertops, instalação da artista americana Marion Wilson; Amigos de Januária, projeto de jornalismo investigativo de Januária, em Minas Gerais; Culture Mondo, uma rede internacional de cultura digital; Deleted City, projeto de arqueologia digital; Suferrosa, projeto polonês inédito de cinema interativo, entre outros.

As discussões, que transitarão por temas como propriedade x liberdade, cidades inteligentes, processos colaborativos, entre outros subtemas, se dividirão entre o MAM e o Odeon. A programação acontece de sexta-feira a domingo (2 a 4/12), das 10h às 22h.

O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo. E o Odeon fica na Praça Floriano 7, Cinelândia. A programação completa do Festival CulturaDigital.Br está disponível aqui.

# Siga o idança no twitter.