Cultura Inglesa Festival: dança inspirada nas artes plásticas

Começa na sexta-feira (09/05) o 12º Cultura Inglesa Festival. Durante três fins de semana, serão apresentados trabalhos inspirados em artistas ingleses. As sessões acontecerão na Sala Cultura Inglesa do CBB – Centro Brasileiro Britânico (Duke of York Auditorium), em São Paulo.

A atração que primeiro ocupará o espaço será Fragile, criado e interpretado por Maurício de Oliveira. O solo foi inspirado na obra de Damien Hirst e na sua luta contra problemas pessoais, como a dependência química e as crises familiares. A partir daí, Maurício aborda as angústias e os conflitos do homem e o medo da decadência física. Fragile fica em cartaz de sexta-feira a domingo (9 a 11/05), às 21h (sexta-feira e sábado) e às 19h (domingo).

A programação do 12º Cultura Inglesa Festival continua entre os dia 16 e 18 de maio com Beije Minha Alma, da Cia. Fragmento de Dança, que exalta a artista plástica britânica Tracey Emin. A ousadia da artista transposta para o palco inspira o público a refletir sobre temas como sexualidade, moralismo e suidício.

Para encerrar o festival, a bailarina Sheila Arêas, coreografada por Cristian Duarte, apresenta Cornélia Boom. O trabalho é inspirado na obra da também artista plástica Cornelia Parker, que explodiu um galpão com vários objetos pré-escolhidos para criar a instalação Dark Matter: An Exploded View, 1991. Com os materiais carbonizados, ela reconstituiu o exato momento da explosão. O espetáculo propõe uma dança explicitando o raciocínio que antecede uma ação.

O CBB fica na rua Ferreira de Araújo 741, Pinheiros. Informações: (21) 3095-4466. Desde 2 de maio, livros pode ser trocados por ingressos na bilheteria da Sala, de terça-feira a sábado, das 15h às 21h, e domingo, das 15h às 19h. Confira a programação completa abaixo:

De 9 a 11 de maio
Fragile, com Maurício de Oliveira
sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo, às 19h

De 16 a 18 de maio
Beije Minha Alma, com Cia. Fragmento de Dança
sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

De 23 a 25 de maio
Cornélia Boom, com Sheila Arêas
sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.