D.A.N.C.E. forma primeira turma de dançarinos

Depois de dois anos de aulas com os melhores coreógrafos europeus, o grupo de 22 bailarinos que fez parte do primeiro Dance Apprentice Network aCross Europe (D.A.N.C.E.) faz seu debut no palco do Sadler’s Wells, em Londres, nos dias 29 e 30 de junho, às 19h30. Com recursos do Culture 2000 e da Leonardo Da Vinci Programmes of the European Union, o D.A.N.C.E. é um programa multidisciplinar único que oferece a um grupo seleto de jovens bailarinos a chance de trabalhar com coreógrafos ilustres em torno de temas relativos à prática da performance, passando pelo teatro e pela tecnologia digital, assim como pela filosofia, o cinema e a arquitetura.  Fundado em 2004, o
D.A.N.C.E. reuniu 32 instituições de 17 países diferentes sob a direção artística de Frédéric Flamand, William Forsythe, Wayne McGregor e Angelin Preljocaj. O ponto de culminância será agora, quando os aprendizes apresentam o resultado da vivência artística na forma dos espetáculos [memeri], nova criação de Wayne McGregor, A Success Story, de Frederic Flamand, e a remontagem da peça de Forsythe One Flat Thing, Reproduced.

[memeri] , assim como o próprio coreógrafo definiu, é um arquivo vivo. Com os estudantes da D.A.N.C.E., McGregor utilizou o programa Sensecam, desenvolvido pela Microsoft, uma pequena câmera acoplada a roupa que tira fotos continuadamente, numa média de cinco fotos por segundo. Os dançarinos “vestiram” as câmeras durante o processo de ensaio, o que gerou material para quatro vídeos que acabaram virando a introdução da performance.

A Success Story, de Frédéric Flamand, é resultado da preocupação em relacionar o fazer de um arquiteto com o de um coreógrafo. Com esse foco em mente, o coreógrafo decidiu contar a história do milionário americano Howard Hughes. Já a famosa peça de Forsythe, One Flat Thing, Reproduced, envolveu os dançarinos num palco com 20 mesas, executando movimentos em velocidade altamente acelerada.

O Programa D.A.N.C.E. entrega sua primeira turma aos leões dos palcos internacionais e já se prepara para receber outros novos talentos. As audições para o novo módulo aconteceram no inicio deste ano e, para futuros interessados, agora só haverá novas provas de acesso em fevereiro de 2009. Para conhecer melhor o Programa D.A.N.C.E. , visite o site: www.danceacrosseurope.com .