Balé da Cidade de São Paulo faz estréia dupla
Em julho, a companhia de dança oficial da cidade de São Paulo faz mais uma grande estréia dentro da temporada 2007. Duas coreografias foram encomendadas a ex-integrantes do Balé da Cidade de São Paulo: Luiz Fernando Bongiovanni e Maurício Oliveira. O espetáculo, que reúne os trabalhos Dicotomia e Khaos, faz temporada entre os dias 05 e 08 de julho, no Theatro Municipal de São Paulo.
Durante a preparação das novas coreografias, os integrantes da Cia. 1 foram divididos em dois grupos. Enquanto 15 atuam em Dicotomia, 12 estão em Khaos. De acordo com Bongiovanni e Oliveira, os passos foram desenhados em conjunto entre eles e os bailarinos. Os coreógrafos começaram a criar em março e, há dois meses, trabalham em período integral com os bailarinos.
De Luiz Fernando Bongiovanni, Dicotomia nasceu de estudos de filosofia, principalmente dos escritos do grego Aristóteles sobre a essência de cada coisa. Começou a ser desenhada a partir de uma série de idéias opostas, como lento e rápido, horizontal e vertical, luz e escuridão. Em Dicotomia, os bailarinos evoluem em solos, duos, trios e cenas de conjunto marcadas sempre por oposições.
Sobre Khaos, o coreógrafo Maurício Oliveira explica que a idéia de caos é trabalhada “não como algo desorganizado, mas sim como a matéria-prima para a simetria, para a organização”. Na visão do coreógrafo, a lógica que serve de estrutura para o caos está presente em elementos distintos como a sociedade, a maré, o trânsito. “Na coreografia, porém, atenho-me ao caos individual”, diz Oliveira.
Dicotomia e Khaos ficam em cartaz dias 05, 06 e 07 de julho, às 21h, e dia 08 de julho, às 17h. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 15 , e as apresentações acontecem no Theatro Municipal de São Paulo (Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro). O telefone da bilheteria do Theatro é:(011) 3222-8698.