Dança em foco: editais de produção abertos | Dança em foco: production call-for-entries

Como o idança já havia adiantado (leia aqui), o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança está lançando dois editais de criação/produção de videodança em sua edição 2010. A iniciativa foi possível graças à conquista de patrocínio da Petrobras, uma das novidades deste ano do festival.

“Historicamente, o dança em foco sempre apoiou a difusão e a formação. Mesmo em nossas parcerias, sempre nos preocupamos em exibir videodança e contextualizá-la através de oficinas, conversas com artistas locais etc. Desde 2002 tínhamos a ideia de um edital, mas ainda não havíamos conseguido realizar. Em 2007 lançamos uma edição do edital que premiou vídeos para celulares. Este ano conseguimos realizar os dois!”, comemora Paulo Caldas, um dos curadores.

Em Vídeo1′, o festival premiará obras de videodança gravadas com câmeras de telefone celular. Os filmes devem ser enviados até 23 de abril e eles têm que ter duração de até um minuto. Cada criador poderá inscrever apenas um projeto e ele dever datar de janeiro de 2009 em diante. Os selecionados receberão prêmio de R$ 1 mil e serão exibidos no dança em foco 2010.

Já através de Vídeo5′ serão selecionados roteiros para produção de uma videodança de até cinco minutos. Os projetos devem ser enviados até 30 de abril. Os selecionados receberão valores que variam de R$ 3 mil a R$ 6 mil, de acordo com o orçamento previsto no projeto.

Em comum, os dois editais buscam contemplar projetos que integrem dança e vídeo como uma composição autônoma. Além deles, outro orçamento destinado exclusivamente à pesquisa e produção de videodança atualmente no Brasil é o do Programa Rumos Itaú, que acaba de exibir os resultados do último edital de Apoio à Pesquisa e Produção de Videodança. Diante da valorização crescente da linguagem da videodança, muitas questões surgem sobre o que se encaixa nessa forma de expressão.

Para Caldas, essa é uma discussão que ainda vai longe. “Qualquer dificuldade de se pensar a videodança é um desdobramento das questões que surgem com a dança contemporânea. Elas são potencializadas no contexto da videodança. Toda a tensão da experimentação da dança também aparece na videodança”, acredita ele. “No processo de curadoria, tento reconhecer os princípios do movimento que aquela obra tem. Podendo ser de corpo, edição ou câmera. Isso faz uma ligação entre cinema e dança.”

Os editais estão disponíveis no site do festival. Mais informações pelo email edital@dancaemfoco.com.br.

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dança em foco divulga selecionados

dança em foco inscreve para oficinas

For this year’s edition, dança em foco – Festival Internacional de Vídeo Dança is launching two grant programs for videodance creation/production. The initiative was made possible because of the new sponsorship of Petrobras, the Brazilian oil company.

“Historically, dança em foco always supported diffusion and training. Even in our partnerships, we were always concerned with screening videodance and contextualize it through workshops, debates with local artists etc. Since 2002 we had the idea of a grant program, but we still couldn’t make it happen. In 2007 we had a program that awarded videos created for cell phones. This year we managed to make both happen!”, Paulo Caldas, one of the curators, celebrates.

The festival will award in the Vídeo1′ program videodances recorder with cell-phone cameras. The videos must be sent until April 23 and they must last up to one minute. Each creator will be allowed to submit one project and it must have been made from January 2009 on. Those selected will receive an award of R$ 1.000 and will be screened at dança em foco 2010.

In the Vídeo5′ program, screenplays for a videodance production of up to 5 minutes will be selected. The projects must be sent until April 30. Those selected will receive from R$ 3.000 to R$ 6.000, according to the project’s budgets.

Both programs seek to award projects that integrate dance and video as an autonomous composition. Besides the two, Rumos Itaú is another program aimed exclusively at the research and production of videodance. It recently screened the result of its last edition. Given the growing interest in the videodance language, many questions arise about what fits into this form of expression.

For Caldas, this debate will go on for a while. “Any difficulty in thinking about videodance is an unfoldment of the issues that emerge with contemporary dance. They are potentiated in the videodance context. All the tension of experimentation in dance also appears in videodance. In the curatorship process, I try to look for movement principles in that piece. It could be the body, editing or camera. This makes a connection between cinema and dance.”

The regulation is available at the festival’s website. More information may be obtained at edital@dancaemfoco.com.br.