Dança uruguaia ganha mostra em São Paulo

A dança produzida no Uruguai toma conta do Itaú Cultural neste de fim de semana. De sexta-feira a domingo (14 a 16/11), o local recebe a Mostra Montevidéu de Dança, com a apresentação de cinco videodanças e dois espetáculos.

Coordenadora geral do programa Plataforma, a uruguaia Tamara Cubas abre a mostra com um debate, a partir das 19h30, sobre o contexto da dança contemporânea no Uruguai, sua história, desenvolvimento e características específicas. Em seguida serão exibidas as videodanças Montevideoaki (de Octavio Iturbe, Hiroaki Humeda e Miguel Grompone), La Casa (de Juan Ignacio Fernández, Mariana Marchesano, Natalia Viroga, Patrícia Mallarini e Nicolas Parrillo), Algunas Personas Haciendo Filosofia (de Pablo Casacuberta), e Woman in a Box e The Lake, ambos de Andrea Arobba e Pablo Casacuberta.

Sábado e domingo acontecem as sessões duplas dos espetáculos No Tan Solo (foto), de Federica Folco; e Señal, de Santiago Turenne e Miguel Jaime, também a partir das 19h30.

A Mostra Montevidéu de Dança é parte de um intercâmbio entre Brasil e Uruguai, numa parceria entre Itaú Cultural, programa Plataforma e a Fundação Itaú Uruguai. Em dezembro, os trabalhos selecionados no programa Rumos de Dança 2007-2008 se apresentam na capital uruguaia.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista 149. Informações: (11) 2168-1776. A entrada é franca, com distribuição de senhas meia hora antes do início da programação. Abaixo, assista a Montevideoaki, de Octavio Iturbe, Hiroaki Humeda e Miguel Grompone.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OkZfEDif0U4[/youtube]