Dançando no quintal com a Balangandança
O quintal, espaço físico presente no imaginário infantil, é o tema do espetáculo de dança contemporânea para crianças O Tal do Quintal, que fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000) até 17 de dezembro, aos sábados e domingos, às 16 horas. A coreografia é da Balangandança Cia., primeiro grupo de bailarinos no Brasil a desenvolver uma linguagem de dança contemporânea especialmente para o público infantil.
Neste trabalho, a companhia criou um cenário composto por objetos comuns de quintal que se transformam em brinquedos. A escada vira a asa do avião; a corda, uma máscara de medo e o tapete, uma fantasia, entre outras mudanças. “O espetáculo tem como foco a movimentação da criança no quintal e a exploração dos sonhos, da criatividade e dos medos no universo infantil”, conta Georgia Lengos, que faz a direção da coreografia.
As músicas foram compostas por Paulo Tatit, Sandra Peres e Kito Siqueira para incentivar não apenas a movimentação do corpo, mas também a invenção de brincadeiras e a criação de histórias tanto no individual quanto no coletivo. ”Partindo destas questões, o trabalho investiga diálogos e relações que possam se estabelecer entre corpo, espaço e imaginário, com a intenção de construir nos bailarinos repertórios de movimento e composições em uma estrutura lúdica e contemporânea”, afirma.
Uma ampla pesquisa de campo foi realizada pelos intérpretes co-criadores, a partir de observações de movimento e depoimentos de crianças de quatro a dez anos, além da assessoria da psicóloga Patrícia Vianna Getlinger, especializada nessa faixa etária. “Fizemos um profundo trabalho para nos basearmos em fatos atuais; afinal, hoje somos adultos e precisamos nos inteirar desse universo”, explica Georgia.
De acordo com a diretora, o espetáculo tem a proposta de unir a arte e a educação, principalmente porque na estrutura cênica a platéia é chamada a participar do espetáculo não só apreciando, mas também subindo ao palco para dançar com os bailarinos.