“Dancidades” começa hoje, em Campo Grande

Começam hoje, as atividades do “Dancidades – dança e cidadania”, projeto de cunho educativo promovido pela Ginga Cia. de Dança, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O primeiro módulo, que ocorre de hoje a domingo, se dedica ao estudo de metodologias de ensino de dança e será coordenado por Márcia Strazzacappa, professora da faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para setembro e outubro, estão previstos encontros sobre dramaturgia e modos de criação em dança, coordenado por Silvia Soter, e sobre gestão e sustentabilidade na dança, coordenado por Nirvana Marinho.

Movida pela necessidade de compartilhar dúvidas e de gerar ambiente de discussão para educadores, estudantes e profissionais de dança do estado, a produtora cultural e artista Renata Leoni, em parceria com a professora do curso de Artes Cênicas, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Christiane Araújo, e com o coreógrafo Marcos Mattos, desenvolveu o Dancidades. “Essa é uma primeira iniciativa para aproximar pessoas que se interessam em discutir essas questões. O objetivo é que as reflexões proporcionem descobertas de novas perspectivas para a atuação dos profissionais, que muitas vezes encontram um fator de dificuldade na distância geográfica de Mato Grosso do Sul dos centros de efervescência artística na área da dança.”, finaliza Renata.

“Dancidades” conta com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS). Oferece 50 vagas para cada módulo: 20 para artistas, estudantes e educadores da capital, 20 para quem vive no interior do estado, e 10 para integrantes da Ginga. Os encontros serão realizados no Espaço Movimente, que fica na rua Brigadeiro Tobias, 956 – bairro Taquarussu.