Devotos de Corpo e Alma: fé e dança contemporânea

A dança de inspiração religiosa invade o Sesc Santana a partir desta quarta-feira (24/09). O projeto Devotos de Corpo e Alma tem como objetivo reunir trabalhos que tratem do conceito de fé através da dança contemporânea, partindo das representações simbólicas mais tradicionais. As apresentações vão até domingo (28/09).

Abrindo a programação, nesta quarta-feira, o grupo Afoxé Filhos da Coroa de Dadá simulará um cortejo de rua na área de convivência 2 do teatro. Os componentes desfilam com roupas brancas (ou características do culto) ao som de instrumentos de percussão. Depois do cortejo haverá um bate-papo com o professor Alberto Ikeda. Na quarta-feira, a partir das 19h, e no domingo, às 17h.

Resultado de uma pesquisa realizada pelo Grupo Experimental na festa do Morro da Conceição, em Recife, Conceição (foto) também será apresentado nesta quarta-feira. O trabalho explora questões referentes ao sincretismo religioso, à força do feminino e à convivência entre o sagrado e o profano. Às 21h.

As demonstrações de fé dos festejos afro-religiosos de Minas Gerais serão representados pela Companhia SeráQuê?. Esquiz é um espetáculo inspirado no sincretismo observado na festa de Nossa Senhora do Rosário.

Sábado e domingo (27 e 28/09) é a vez do Balé Popular do Recife apresentar Andanças do Divino, com trechos da saga de Jesus Cristo, altos e folguedos populares do nordeste. Sábado, às 21h, e domingo, às 19h30. A programação inclui ainda os solos Beneditas, de Diane Ichimauru, e Calunga, de Viviane Madureira; além de Dança de São Gonçalo (com o grupo de mesmo nome); Congada, com o grupo Congada de Santa Ifigênia; e Moçambique, com Moçambique do Belém.

Além dos espetáculos, o projeto Devotos de Corpo e Alma promoverá, no sábado, a mesa redonda Cultura Popular e Fé Incluídas no Pensamento e no Fazer Artístico Contemporâneo, com a presença de professores, pesquisadores, bailarinos, coreográfos e mestres de grupos populares para discutir o tema. A mediação será da jornalista e pesquisadora de dança Christianne Galdino. Participarão como convidados os professores Alberto Ikeda (UNESP) e Eusébio Lobo da Silva (UNICAMP). A partir das 17h30.

Reprodução da capa do livro / Divulgação

Reprodução da capa do livro / Divulgação

Em seguida, às 20h, haverá o lançamento do livro Balé Popular do Recife – A Escrita de Uma Dança (foto ao lado), escrito por Christianne Galdino. O livro repassa trechos da trajetória de 30 anos do Balé Popular do Recife, comemorados este ano.

O Sesc Santana fica na Avenida Luiz Dumont Vilares 579. Telefone: (11) 2971-8700. Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.