Diálogo entre arte e diferença na CAIXA Cultural RJ. Leia a entrevista
“Um grande encontro, onde artes e diferença possam se encontrar e dialogar”. Assim, a coreógrafa da Pulsar Cia. de Dança, Teresa Taquechel, define o evento Corpos Ímpares, que começou nesta quarta-feira (10/06), na CAIXA Cultural, Rio de Janeiro.
Até domingo (14/06), serão promovidas oficinas, mesas-redondas, exibição de filmes, exposição fotográfica e apresentações de dança e performance, com o objetivo de mostrar a relação entre arte e diferença, mas sem cair na mera discussão sobre inclusão social já que mistura artistas com e sem deficiências. “Esse conjunto de atividades é interessante. O público ora está como observador, ora participando ativamente. Queremos desenvolver a questão do olhar, da troca de experiências, desenvolver nas pessoas o hábito de ver as diferenças em si e nos outros”, afirma Teresa, realizadora do encontro, que pela primeira vez ganha essa dimensão.
As oficinas serão realizadas na quinta e na sexta-feira, das 10h às 13h. Na quinta, Angel Vianna, Alexandre Franco e Beth Caetano participam de Consciência e Criação, e na sexta-feira é a vez de Rogério Andreolli e Toni Rodrigues ministrarem Improvisação e Criação.
As exibições de filmes acontecem de quinta-feira a domingo, das 13h às 20h. De sexta-feira a domingo, às 18h e às 19h, acontecem as apresentações de dança e de teatro. E no domingo, às 18h, haverá instalação-performance com a Pulsar Cia. de Dança (foto).
Para Teresa, a realização das mesas-redondas é importante para legitimar a troca de experiências. “O pensamento gera arte e esse bate-papo será um universo de encontro”, acredita. Na quinta-feira, Beatriz Pinto Monteiro, Bernardo Gebara, James Áreas, Paulo Caldas e Walter Carvalho participam da mesa Corpos Ímpares – Imagem; na sexta-feira, Ana Kfouri, Lula Wanderlei, Rogério Andreolli e Rubens Gripp conversam sobre Performance e Investigação Teatral; no sábado, Andrea Chiesorin, Alexandre Franco, Carmen Luz, Lucia Matos e Rogério Andreolli falam sobre Dança. A programação termina domingo com Angel Vianna, Beth Caetano, Maria Celia Salgado, Paulo Azevedo, Paulo Cesar Duque Estrada e Teresa Taquechel falando sobre Arte e Diferença.
“Aos poucos um novo pensamento sobre a diferença vai se construindo. É tudo muito novo ainda. O importante desse evento é que ele não é segmentado, nos importamos com a qualidade artística, não existe paternalismo. Queremos legitimar o potencial e a multiplicidade de cada um de nós”, defende Teresa.
A CAIXA Cultural fica na Avenida Almirante Barroso 25, Centro. Telefone: (21) 2544-4080. Toda a programação é gratuita.