Dose dupla do Grupo Grial de Dança no Bairro do Recife

Brincadeira_de_mulato_marcelo_lyra O Grupo Grial de Dança, dirigido por Maria Paula Costa Rêgo, inicia temporada em dose dupla no próximo sábado – 2 de setembro -, já em preparação para uma grande comemoração aos dez anos de fundação que acontecerá em 2007. A companhia pernambucana estréia o novo espetáculo contemporâneo Ilha Brasil – Vertigem às 20h, no Teatro Armazém, e reapresenta Brincadeira de mulato (2005), no Teatro Hermilo Borba Filho, às 18h30. A temporada paralela dos dois espetáculos segue aos sábados e domingos até 1 de outubro.

Ilha Brasil – Vertigem é o segundo trabalho da trilogia A parte que nos cabe, formada por obras coreográficas sobre a formação cultural e racial da identidade brasileira. A idéia da trilogia surgiu da tese A onça castanha e a ilha Brasil, uma reflexão sobre a cultura brasileira do mestre da diretora e também fundador do Grupo Grial de Dança, o escritor Ariano Suassuna. O conjunto de espetáculos traduz a busca por uma linguagem contemporânea de dança inspirada e escrita com base na herança cultural brasileira.

A trilogia que une a dança ao vídeo iniciou, em 2005, com Brincadeira de mulato, montagem baseada no folguedo popular do Cavalo Marinho e na miscigenação entre o branco com o negro, e será finalizada em 2007 com o solo Onça castanha, que sintetiza a mistura das três raças que formaram o povo brasileiro, com Maria Paula Costa Rêgo como intérprete.