Encontro da RSD – Abertura aponta mudanças ao longo dos anos

Na noite desta quarta-feira (16/09) aconteceu a abertura oficial do 8º Encontro da Red Sudamericana de Danza e da Plataforma Internacional de Dança (PID), que vão até a próxima segunda-feira (21/09), em Salvador. “Estou me sentindo uma bisavó artístico-acadêmica. A dança tem mesmo que invadir a universidade e provar que é possível ter frescor dentro dela. Espero que vocês tragam isso para a Bahia”, disse Dulce Aquino, diretora da Escola de Dança da UFBA, que está recebendo a maioria das atividades.

A apresentação reuniu representantes dos dois eventos, que explicaram os motivos de uma programação conjunta e compartilhada. “Sentíamos a necessidade de um projeto internacional na Bahia e tínhamos potencial para realizar um encontro de universidades. Além disso, temos espaços para oferecer aos encontros criativos. Resumindo, tínhamos necessidades parecidas”, observou Clara Trigo, coordenadora da PID e do Encontro da RSD.

Durante a abertura foi apresentado um vídeo sobre o encontro da RSD realizado em 2002, em Montevideo. “Queríamos comparar historicamente os encontros. De lá pra cá, os encontros tiveram várias metodologias de trabalho, mas o que se manteve sempre foram os encontros presenciais e a plataforma virtual”, disse Lucía Russo, do grupo de gestão da RSD.

Ela destacou a importância do www.movimento.org como um meio de intercâmbio virtual entre os integrantes da Red. “Hoje, nossa plataforma virtual é muito maior. O movimento.org mudou nosso pensamento de trabalho, tudo se tornou mais dinâmico”.

Nesta quinta-feira (17/09), os participantes puderam escolher entre duas atividades dentro da programação do encontro: a oficina Ideas, ferramentas e novas tecnologias para o trabalho en red, com Marlon Barrios, e a mesa de trabalho Formação em dança na América Latina, ambas na Escola de Dança da UFBA.

A partir das 17h haverá duas intervenções: A vácuo e In_vertido: experimento III, ambas de artistas baianos. A primeira acontecerá na rua e calçadas da rua Adhemar de Barros e a segunda, na Escola de Dança da UFBA.

Leia também: 8º Encontro da RSD aproxima o virtual e o real

Encontro da RSD – Seminário discute caminhos para a sustentabilidade

Encontro da RSD – Oficina sobre trabalho em rede dá a partida

Encontro da RSD – Formação na América Latina é tema de mesa de trabalho

Encontro da RSD – Manuel Vason conversa sobre documentação de performance

Encontro da RSD – Teoria da epistemologia do sul em discussão

Encontro da RSD – Encerramento em clima de balanço e propostas para 2010