Eu prometo, isto é político / Foto divulgação

Espaço para muitas influências

Foram vários meses de oficinas, encontros com pessoas de várias nacionalidades, em várias cidades… Todas essas diferenças de climas, de formas de trabalhar, de línguas, de mundo, estão presentes, de alguma forma, no solo Eu prometo, isto é político, novo trabalho de Micheline Torres, que estreia nesta sexta-feira (1/10), no Rio de Janeiro.

Tudo começou em 2008, quando Micheline fazia residência na França, ainda por conta de Carne (sua performance anterior). Já naquele momento, ela percebeu que havia incluído no trabalho algumas coisas, mas que elas já não cabiam mais ali. Depois desse período em terras francesas, ela fiquei um mês em Portugal, com membros do coletivo Sweet and tender. Nesse momento, ela conseguiu realizar um desejo antigo: trabalhar com a artista norueguesa Mia Haugland Habib. “Mostrei o início da pesquisa e desenvolvemos um pouco aquilo. A partir daí me dei conta de que o trabalho seria sozinha e acompanhada, com a interferência de colaboradores e interlocutores, num processo que se deu no meio desses encontros. O Trabalho carregaria influências de todos, é uma conjunção do como foi feito com o que me despertou interesse no tema”, explica Micheline.

O nome saiu de uma exposição de trabalhos politizados a que ela assisti em Hamburgo. “Me interessei pelo sentido do ‘político’. Tem o lado sério e tem também um pouco de ironia na palavra, já virou um jargão. Existe uma dubiedade”, conta.

Depois de Portugal, Micheline ainda foi a São Paulo e México. Foi lá, durante uma visita a uma luta tipo telecat, que ela ganhou a máscara que veste em cena. “Gostei e resolvi usá-la porque a máscara é um elemento que impulsiona o corpo. Ela traz uma outra identidade, o corpo ganha uma outra leitura, e isso também me interessava”, lembra.

Eu prometo, isto é político ficará em cartaz no Espaço SESC, na Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Telefone: (21) 2547-0156. Sextas-feiras e sábados, às 20h; domingos, às 19h. Não haverá espetáculo neste domingo (3/10) e haverá uma sessão extra dia 14 de outubro. Até dia 17 de outubro.