Espetáculo Que se Funk em curta temporada no Rio

O movimento funk e as conexões estabelecidas entre os indivíduos e os espaços da cidade são temas de Que se Funk, espetáculo do Grupo Jovens de Periferia, que estreia este fim de semana, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Com cenas inspiradas nos bailes, no ir e vir pelas ruas e por esses encontros joviais que recodificaram a ginga carioca, a história é contada com o corpo e um jogo de mixagens musicais pela trajetória dos 40 anos do Funk Carioca.

A montagem traz uma temática jovem e sua estética perpassa pela dança contemporânea, abordando nas cenas os diversos comportamentos do universo do funk, como dialetos, moda, musicalidade e corporeidade desses indivíduos. Apesar de ter suas inspirações no “Passinho do menor favela”, a obra aborda assuntos importantes para sociedade, como um retorno ao tribalismo no século 21 e com a proposta de novos conceitos para ao tema Urbanidade. “Corpo e movimento declaram suas vivências, dinâmicas e reinvenções em meio a contextos de preconceito, censura e repressão”, explica Michel Cordeiro, que assina a direção do trabalho.

Jovens de Periferia é um grupo promissor que vem desenvolvendo atividades culturais por todo o estado do Rio de Janeiro com o intuito principal de incentivar novos públicos para a dança. Formados por jovens profissionais que estão no mercado cerca de quatro anos, o grupo já soma em seu currículo, além das diversas apresentações pelo Rio de Janeiro e São Paulo, mais duas viagens internacionais: em 2009, no Suriname, representando o Brasil com o espetáculo Em Chamas, no Festival Latino Americano de Preservação do Meio Ambiente e em 2010 na Holanda, com o espetáculo Brasil Raízes, no festival mundial de culturas Weken.

Serviço:

Data: De 16 a 18 de maio
Horário: Sexta e sábado, às 20h e domingo, às 18h
Valor: R$16 (inteira) R$8 (meia)
Classificação etária: 12 anos
Local: Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã) – Metrô Uruguai
*Horário de abertura da bilheteria do Centro Coreográfico: 16h