Espetáculo reconstrói aspectos femininos na geração da vida

Inspirada no universo feminino, a dançarina Greice Arthuso integrou dança, música e artes plásticas para a montagem do espetáculo “Tronco no Véu”. A apresentação será realizada no auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50 – Tel:(19) 3521.7368 ) nesta sexta feira,  06 de setembro de 2013, às 19h30, com entrada gratuita.

O projeto foi contemplado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do edital para produção de espetáculo inédito e temporada de dança. A apresentação em Campinas encerrará a circulação de “Tronco no Véu” pelo Proac, que já foi apresentado em Botucatu, São Paulo e Piracicaba. Todas as cidades contempladas pelo projeto recebem também oficina ministrada pela dançarina Greice Arthuso.

Feminilidade

A temática da feminilidade já acompanhava os trabalhos da dançarina, mas foi durante a gravidez, em 2009, que ela iniciou um processo introspectivo sobre as mulheres. A pesquisa sintetizou de maneira poética o que vivia no campo pessoal.

“Resultado desse período, ‘Tronco no Véu’ é um espetáculo onde o único desejo é capturar e dançar essas forças que crescem em torno do universo feminino”, afirma Greice. “Mas não é uma apresentação só para mulheres, é para tocar a todos porque é o feminino como força da vida, que está em qualquer um”, disse.

A dançarina é integrante do Viver núcleo de dança – pesquisa e criação, no qual desenvolve uma linguagem de dança baseada nos princípios do butô. A apresentação dura cerca de 40 minutos e é dividida em três momentos, cada um deles com diferentes elementos utilizados pela dançarina, como um leque, um véu e uma manta de papel de seda. Os materiais compõem a transmissão do afeto, desenvolvido também a partir da relação com o público.

SERVIÇO

Apresentação Tronco no Véu – Espetáculo de dança contemporânea. Indicação: a partir de 16 anos.
06 de setembro (sexta) às 19h30
Auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50 – Tel:(19) 3521.7368)
Entrada franca