Estréia Ópera, de Tiago Guedes, em Portugal
Finalizando um processo que se iniciou em Abril de 2006, e que se desenvolveu ao longo de quatro residências artísticas, Tiago Guedes e Maria Duarte apresentam no NEGÓCIO (Instituto das Artes, Lisboa), em estréia absoluta: Ópera.
A residência e co-produção é o início de uma colaboração regular e aprofundada entre a ZDB e Tiago Guedes (Materiais Diversos). Numa nova relação que se pretende impulsionadora, serão partilhados meios, espaços, conceitos, objetos e processos criativos.
O trabalho é um projeto de adaptação coreográfica da ópera Dido e Eneias, de Henry Purcell, a partir de uma idéia original de Tiago Guedes.
“…Chego desta forma à ópera, género musical repleto de personagens, histórias, cenários, adereços, danças, forma artística muitas vezes apreendida enquanto espectáculo total por misturar e combinar a música, o teatro e a dança. Mas cheguei também à ópera com intuito de trabalhar este género como se de uma peça de teatro se tratasse, com um seu texto pronto para ser encenado. Texto esse que se compõe de dois elementos: a partitura musical e o libreto. Em relação à partitura musical, interessou-me trabalhar não tanto (ou não só) com a musicalidade mas também o próprio processo de escuta que ela proporciona: o tipo de atenção, o estado físico e mental que propicia. Como trabalhar coreograficamente a escuta? Como dar a “escutar” uma ópera a um público que vem na expectativa de “ver” essa ópera?…” (Tiago Guedes)
O espetáculo fica em cartaz de 27 de julho a 5 de agosto, todos os dias, às 21h30.