Evento aproxima butô e Movimento Neoconcreto

Nos anos 50, dois movimentos que tinham como proposta uma revolução no estudo das artes do corpo nasceram em pontos extremos do planeta: no Japão surgia o butô e no Brasil, o Movimento Neoconcreto. Em homenagem aos 50 anos dessas duas experiências artísticas revolucionárias, será realizado a partir desta quarta-feira (5/08), no SESC Consolação, em São Paulo, o evento A revolta da carne: diálogos Brasil-Japão.

Com a proposta de aproximar os dois movimentos, a programação será formada de exposição, seminário e mostra de filmes. O nome do evento – A revolta da carne – é uma homenagem direta ao espetáculo homônimo de Tatsumi Hijikata (na foto com Tamano Koichi), que estreou no Japão em 1959 e que ficou conhecido como o ponto de partida do butô.

Imagens e ideias defendidas pelas duas experiências artísticas estarão na instalação/intervenção que ocupará a área de convivência do SESC Consolação durante todo o evento. Serão posters, fotografias e objetos do arquivo de Hijikata no museu do Japão e do arquivo de Helio Oiticica.

Quarta e quinta-feira (5 e 6/08) serão ocupados com uma série de seminários organizados por Christine Greiner, Ricardo Muniz e Hideki Matsuda. O primeiro dia será reservado a refletir sobre o butô e aspectos da obra de Helio Oiticica, culminando com o bate-papo Possíveis conexões 1, sobre as semelhanças entre os artistas apresentados durante o dia. A partir das 16h30. No dia seguinte as discussões prosseguem com a relação entre os estudos do corpo no Japão e a obra de Lygia Clark. As inscrições para os seminários podem ser feitas no site do SESC-SP ou diretamente na bilheteria de qualquer unidade da rede.

Entre os dias 12 e 26 de agosto haverá mostra de filmes dos artistas Shuji Terayama e Tatsumi Hijikata, sempre às 19h30.

O SESC Consolação fica na Rua Dr. Vila Nova 245. Telefone: (11) 3234-3000. Até 29 de agosto. A programação completa está disponível aqui.