Exposição e livro em homenagem ao Balé Teatro Guaíra

Está em cartaz no Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba, uma exposição fotográfica sobre o bailarino Yurek Shabelewski, ex-diretor do Balé Teatro Guaíra. Além de fotos da trajetória do bailarino, a exposição conta também com a exibição de Shabelewski, documentário de Nivaldo Lopes, com depoimentos de artistas que conviveram com ele. A curadoria da mostra é de Ary Coelho.

Nascido na Polônia, em 1910, Shabelewski iniciou a carreira aos 9 anos no Teatro Wielki de Varsóvia, onde se formou bailarino. Ele chegou ao Brasil em 1969 e atuou como coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coreógrafo convidado do Corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1971 foi para Curitiba e assumiu a direção do Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra (atual Balé Teatro Guaíra), onde ficou por cinco anos.

A abertura da exposição, no dia 10 de julho, também marcou o lançamento do livro Escola de Dança Teatro Guaíra: Cinqüenta Anos de Arte e Cidadania, escrito pelos jornalistas Rosirene Gemael e José Carlos Correa Leite. Criado em 1956, o Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra tinha como objetivo principal formar bailarinos para o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, atual Balé Teatro Guaíra.

O Centro Cultural do Teatro Guaíra fica na Rua Conselheiro Laurindo s/nº (Praça Santos Andrade), Centro. Telefone: (41) 3304-7938. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 14h às 17h. Até setembro.