Âataba / Foto divulgação

Festivais em RJ e SP lançam suas programações

Nove anos depois de sua última visita ao Brasil, o Rosas, da Bélgica, retorna ao país. Na noite de 4 de novembro, a companhia faz a abertura do Festival Panorama com o espetáculo En atendant. O evento, que chega à sua 20ª edição, se estenderá por três semanas, até dia 20 de novembro, com mais de 30 companhias nacionais e internacionais.

Entre os destaques estão – além do Rosas – TheatreWorks (Cingapura), Colin Dunne (Irlanda) e uma retrospectiva com quatro trabalhos do coreógrafo Joãoo Saldanha. Além das apresentações artísticas, a programação inclui o projeto com.posições. políticas com uma série de conversas sobre arte e ativismo (veja a programação no blog); a estreia de uma etapa do festival em Brasília; seminário que tratará de corpo e memória; e a ocupação do Armazém da Utopia, um enorme espaço na zona portuária do Rio de Janeiro, que receberá a sede do festival e uma animada programação noturna.

A programação completa está disponível aqui. Confira também as inscrições para as oficinas/laboratórios do com.posições.políticas no blog do projeto.

Festival Contemporâneo de Dança chega à 4ª edição

Atrações internacionais desembarcam também em São Paulo para a 4ª edição do Festival Contemporâneo de Dança. Ele acontece de 1º a 13 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) e também na Galeria Olido.

Âataba / Foto divulgação

Âataba / Foto divulgação

Taoufiq Izeddiou (Marrocos, na foto), Paz Rojo (Espanha), Eszter Salamon (Alemanha/Hungria) e Jefta van Dinther (Holanda) integram o programa internacional do festival, que se completa com Michelle Moura (Paran·), Cristian Duarte (S„o Paulo), Ricardo Iazzetta (S„o Paulo), Marcelo Gabriel (Minas Gerais).

Uma novidade para este ano é a realização do Projeto P.A.R., com três jovens artistas de Montevidéu para imensão completa no festival.

A programação completa do Festival Contemporâneo de Dança está disponÌvel aqui.

# Siga o idança no twitter.