Embodied voodoo game / Foto divulgação

Festival ES de Dança: companhias locais e nacionais e conversas

Tendo como homenageada a coreógrafa e professora Angel Vianna, começa na quinta-feira (8/07), em Vitória, a 1ª edição do Festival ES de Dança. A programação mesclará companhias locais, nacionais, além da realização de oficinas e de conversas.

A abertura será com Denise Stutz (RJ) e o infantil Espalha pra geral, às 14h, no Teatro do Sesi. A apresentação será seguida do debate O significado social da dança no século XXI, com o professor Armando Aurich (ES), a gerente de Artes Cênicas do Itaú Cultural, Sonia Sobral (SP) e a coreógrafa Vera Sala (SP). À noite, o Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC) mostra Embodied Voodoo Game (foto) logo após a homenagem a Angel Vianna.

Na sexta-feira (8/07), a partir das 15h, a conversa será sobre A dança e as novas linguagens: convergências, das 15h às 17h, com Aissa Guimas, doutora em Filosofia da Arte e professora da Ufes, o coreógrafo Alejandro Ahmed (SC), e o diretor da Enki Cia. de Dança, Paulo Fernandes (ES). Neste mesmo dia, às 18h30, haverá mostra de coreógrafos independentes locais.

Sábado (9/07), o tema a ser debatido será: Espaços da dança: olhares sobre a articulação criativa das companhias de dança do Brasil, com Denize Marques, diretora da Somos Dez Cia. de Dança (ES), Vera Bicalho, fundadora da Quasar Cia. de Dança (GO), e Suely Machado, diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato (MG).

Além da mostra de espetáculos, o festival promoverá quatro oficinas, realizadas na sexta-feira e no sábado, das 9h às 12h: Angel ministrará a oficina Consciência do movimento, em que trabalhará sua técnica. Outra coreógrafa convidada, Vera Sala dará o workshop Investigação da dramaturgia no corpo, com o objetivo de ampliar o vocabulário corporal dos participantes através da pesquisa de novos caminhos, novas conexões e relações em seus corpos. Suely Machado, coreógrafa da companhia mineira Primeiro Ato, dará a oficina Criação do gesto, em que ela trabalhará as diferentes qualidades dos alunos, exercitando a preparação cênica dos alunos. Por fim, o coreógrafo capixaba Marcelo Ferreira dará o minicurso Gestual dramático expressionista, oficina com um perfil de dança-teatro.

Numa parceria entre a Secult e a Funarte serão realizadas duas oficinas nas cidades de Montanha e Castelo – respectivamente norte e sul do estado. As oficinas em Montanha – Investigação do movimento em dança – serão ministradas pela professora Michelle Camargo nos dias 15, 16 e 17 de julho. Em Castelo, a oficina de composição coreográfica será dada por Gil Mendes nos dias 29, 30 e 31 de julho.

O festival é uma realização da Secult e Sesi, com parceria do Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, Funarte e da Escola de Dança Cridança. A programação completa está disponível aqui.

Leia também: Primeiro dia do Festival ES de Dança teve debate sobre a dança no século XXI

Festival ES de Dança: a retomada de um movimento

# Siga o idança no twitter