Festival Panorama de Dança debutando no Rio de Janeiro

Nelisiwe_theylook_credit_susy_bernstein3 Dança contemporânea. Dança experimental. Performance. Há 15 anos o carioca tem a oportunidade de desvendar o que se esconde por trás dessas expressões tão abrangentes. São companhias e coreógrafos da África, da Europa, dos Estados Unidos, de países latinos, do Brasil em espetáculos, performances, oficinas de criação, ações inesperadas, instalações de vídeo, ações nas ruas. Em comum, o corpo que dança como centro da cena. O Festival Panorama de Dança do Rio de Janeiro chega à sua 15ª edição reconhecido como um dos principais eventos do calendário da dança contemporânea no mundo.

E, para comemorar, está repleto de novidades. De 10 a 22 de novembro, os mais importantes teatros do Rio abrem as portas para receber o público, a preços populares, para assistir a trabalhos de artistas dos mais diferentes perfis, como a francesa Mathilde Monnier, a sul-africana Nelisiwe Xaba, o alemão Thomas Lehmen e as brasileiras Companhia Verve, do Paraná, Cristian Duarte, de São Paulo e Bruno Beltrão, do Rio, entre outros. Serão mais de 30 espetáculos apresentados em espaços como o Oi Futuro, Teatro Cacilda Becker, Caixa Cultural/Teatro Nelson Rodrigues, Espaço Tom Jobim, Theatro Municipal, SESC e outros. Tudo a preços populares ou entrada franca. Facilitar o acesso dos cariocas à arte é um dos principais objetivos do Panorama.

O aniversário de 15 anos do Panorama de Dança ainda reserva outra surpresa para os cariocas: o Panorama 15x15x15. São 15 artistas no feriado do dia 15 de novembro comemorando a 15ª edição do Panorama. Um dia de performances e espetáculos gratuitos no entorno da Cinelândia. A partir do meio-dia, performances e ações acontecem na rua e em espaços espalhados pelo Theatro Municipal, Centro Cultural da Justiça Federal, Caixa Cultural/Almirante Barroso, Cine Odeon e outros.  Terminando o dia, no Theatro Municipal, o Panorama comemora seus 15 anos numa noite com três remontagens históricas de espetáculos de coreógrafos cariocas: Paulo Caldas, João Saldanha e Bruno Beltrão.

Saiba tudo sobre esta edição no site www.panoramafestival.com.