Festival VideoDanzaBA recebe inscrições

Estão abertas até 15 de junho as inscrições para o Festival Internacional VideoDanzaBA, que acontecerá entre os dias 4 e 12 de setembro, em Buenos Aires.  Podem participar do festival trabalhos em videodança, fotografia e documentários sobre dança. É a segunda vez que o VideoDanzaBA abre convocatória também para fotografias.

No caso dos vídeos (videodanças e documentários), o edital está disponível aqui.  As videodanças podem ser realizadas em qualquer suporte, com coreografia original ou adaptada para o formato em questão. A duração máxima é de 20 minutos. Já os documentários devem ter como protagonista um artista, companhia ou obra e podem chegar a até 30 minutos de duração.

A inscrição de fotos deve obedecer alguns critérios: a imagem tem que se encaixar no tema El cuerpo y la imagen en sentido amplio (O corpo e a imagem em sentido amplo). Serão escolhidas de 10 a 15 fotos, que formarão uma exposição no Teatro 25 de Mayo durante o festival. Os selecionados serão conhecidos em 1º de agosto (as fotos impressas deverão ser entregues em 20 de agosto). O edital completo está disponível aqui. Informações pelo email contacto@videodanzaba.com.ar (Carolina Carvajal).

Depois de registrados no site, os candidatos devem enviar seus materiais (com a respectiva autorização assinada) para o seguinte endereço:
FESTIVAL iNTERNACIONAL VIDEODANZABA
CENTRO DE INVESTIGACIÓN CINEMATOGRAFICA
Benjamín Matienzo 2571 (C1426 DAU)
Buenos Aires – Argentina

A seleção dos vídeos será feita por uma comissão formada por Rodrigo Alonso, Diego Terotola e Silvina Szperling, e a de fotos será feita por Augusto Zanela, Karin Idelson e Silvina Szperling. Além da mostra de trabalhos, o festival terá residências, oficinas e palestras. A programação completa está no site do evento. A foto é do Teatro 25 de Mayo, um dos locais que recebem a programação do festival.

Festival lança livro de artigos sobre videodança

Numa prévia do festival – que só acontece em setembro – dia 27 de maio haverá o lançamento do livro Terpsícore en ceros y unos. Ensayos de videodanza, uma compilação de artigos sobre videodança resultado das primeiras edições (2007/2009) do Simposio Internacional de Videodanza. O livro foi co-editado pelo Centro Cultural de España em Buenos Aires (CCEBA), Editoria Guadalquivir e pelo VideoDanzaBA.

A compilação dos artigos foi feita por Susana Temperley e Silvina Szperling e reúne autores da Argentina, Brasil, EUA e Reino Unido. Do Brasil escrevem Paulo Caldas, Ivani Santana, Alexandre Veras e Gabriela Tropia Gomes. Mais informações sobre o livro e o lançamento também estão disponíveis aqui.

Abaixo, assista ao teaser do VideoDanzaBA09

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=brQcK9O0CaQ[/youtube]