Fórum Axiomadança em Sorocaba

PROGRAMAÇÃO

30 de novembro:

14h- Performance de Finalização das Oficinas nas Escolas, com alunos das E.M.Dr. Getúlio Vargas e E.M. Leonor Pinto Thomaz

19h30min- Mostra de Espetáculos:

CARNE <> BYTES– Ayelen Blanco (Sorocaba-SP)

Carne<>Bytes está inspirado na oposição leveza – peso (formulada por  Italo Calvino, no seu livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”), no fato de que tudo é sustentado por  entidades  sutis: adn, neurônios, quarcks, bits, bytes, impulsos percorrendo circuitos de carne, de plasma, de silício, etc.Em cena os criadores-intérpretes desenvolvem uma sequência de encontros  e desencontros que vão compondo uma narrativa não-linear, transitando pelo imprevisível das relações  humanas e focando a pesquisa no diálogo com a gravidade.

Direção e coreografia: Ayelén Blanco

Trilha sonora: Gustavo A. Franco

Efeitos visuais e iluminação: Gustavo A. Franco

Intérpretes-criadores: Ramón Duarte Ayres, Evelyn Demarchis,

Juliana  Campeão e Ayelén Blanco

BODY-BEEF– Coletivo KD(Sorocaba-SP)

Body-beef  questiona as relações corpo-mercadoria e corpo-utilidade, através de estudos sobre o corpo e o movimento, inseridos numa dimensão de política e poder. Ao passar pelo trocadilho com o termo baby-beef, que designa a carne de bezerros destinada ao consumo, a  proposta  aborda os apelos e as demandas investidos sobre o corpo  na contemporaneidade.

Concepção e execução: Andréia Nhur, Douglas Emílio, Hércules Soares, Lucas Moraes, Elaine Pierre, Víctor Araújo e Marcelo Plácido

Trilha Sonora: Andréia Nhur e Douglas Emílio

20h30min-Conversa com Teóricos Convidados:

rof. Dr. Roberto Gill Camargo (Coordenador do Curso de Letras da Uniso, diretor de Teatro e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP), Prof.Drª Míriam Cris Carlos(Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Professora Titular da Universidade de Sorocaba, roteirista, documentarista e produtora cultural) e Prof. Michel Farah(Professor de Filosofia na rede estadual, ator e mestrando em Artes pela Unicamp)

01 de dezembro

14 h- Conversa com artista da cidade:

Janice Vieira (Coreógrafa, Musicista e Pioneira na dança sorocabana, é reconhecida nacionalmente por algumas de suas criações e por fazer parte do nascimento da dança contemporânea no Brasil) e Andréia Nhur(palestrando sobre a memória de Denilto Gomes, bailarino nascido em Sorocaba, ganhador de diversos prêmios da APCA e radicado em São Paulo, como principal intérprete de Takao Kusuno)

19h30min- Mostra de Espetáculos:

ENTRE – Cia. Domínio Público(Campinas-SP)

“Um rizoma não começa nem conclui, ele se encontra sempre no meio, entre as coisas, inter-ser, intermezzo.”(Guilles Deleuze).Usamos essa reflexão de Deleuze para produzir novos entendimentos a partir da relação que surge entre dois corpos: um trabalho de estudo das relações físicas vista sob essa perspectiva do rizoma, Entre é uma cena desprovida de psicologismos, mas que abre espaço para inúmeras interpretações.Não buscamos uma narrativa nem tampouco uma abstração, mas a produção de novos sentidos que irão surgir do confronto entre um contexto objetivo e uma relação dos corpos baseada no modelo rizomático. Será um resultado poético de encontros caóticos que levam a questionamentos sobre os lugares-comuns e os papéis pré-definidos de um relacionamento.

Direção: Holly Cavrell

Intérpretes-criadores: Leandro Rivieri e Nina Giovelli

Trilha Sonora: colagem musical (Autechre, Grupo Sonax, Madredeus e Mariza)

Iluminação e Operação de Luz: João Maria

Operador de Som e Figurinos: Zel
MINUTOS SOB CONDIÇÃO – Clayton Leme(Curitiba-PR)

O tema de interesse investigativo que norteia o trabalho são as relações de Poder-Saber estabelecidas no corpo.Algumas questões  contribuem para a sua problematização, entre elas, de que maneiras se estabelecem as relações hierárquicas em nosso corpo?Quais as relações de poder e saber, e como interagem? Como se constrói um corpo dócil, disciplinado, educado ou adestrado?”Minutos Sob Condição”foi uma proposta de pesquisa selecionada no primeiro semestre da Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento de Curitiba, para ocupar uma das vagas de Bolsa Residência.

Concepção, Interpretação e Criação: Clayton Leme

Sonoplastia: Victor Araújo

Iluminação: Douglas Emílio

Produção: Zeca Fernandes 

20h30min – Conversa com Teóricos Convidados:

Prof. Dr. Roberto Gill Camargo, Prof.Drª Míriam Cris Carlos e Prof. Michel Farah.

02 de dezembro

14 h- Conversa com artistas da cidade:

Ismenia Rogich (Diretora artística do Corpo de Baile Cidade de Salto, ex-diretora da Terra Rasgada Cia de Dança de Sorocaba e ex-bailarina do Ballet do Teatro Guairá, de Curitiba e Ballet Stagium de São Paulo) e Maia Júnior (Professor de Dança de Salão, Bailarino e Performer, trabalhou com Janice Vieira, Clarice Abujamra, Denilto Gomes e Victoria Larrain-Chile)

19h30min- Mostra de Espetáculos:

CADA UMBIGO E SEUS MUITOS DEDOS – Marília Coelho(Botucatu-SP- Coletivo Gambiarra)

Cada umbigo e seus muitos dedos simboliza o caminho de uma pessoa em busca da descoberta e apropriação de seu ser. “Um retorno necessário a um saber elementar que se perdeu” foi o sentimento estopim para o início deste trabalho. “(…). Pequenos movimentos que foram suficientes para o começo de uma mudança de caminho. Um caminho que este umbigo ainda não sabe dar nome, nem consegue colocar em palavras. Talvez por isso ele agora dance…”

Concepção e interpretação   Marília Coelho

Cenografia e figurino    Marília Coelho

Concepção de luz     Flávia Fazzio

Música:   Sapatos Voadores – Projeto Nave

Fotografias :  Pedro Frietzerman e Helena de Tróia

DEUS LHE PAGUE – Marília Coelho(Botucatu-SP- Coletivo Gambiarra)

Deus lhe pague surgiu de um desabafo que foi registrado e transformado em paisagem sonora. Uma pesquisa sobre os ritmos das pessoas que trabalham maquinalmente todos os dias, foi posta num espaço limitado e incômodo, em que pensamentos e palavras se confundem e dialogam com movimentos.

Coreografia e Interpretação: Marília Coelho

Trilha Original: Marília Coelho
SWAN-CORPO ADAPTADO -Andréia Nhur-(Sorocaba-SP)

Swan – Corpo Adaptado focaliza as relações de evolução investidas no corpo e suas variações ao longo do tempo. Ao entender a historicidade como um índice de evolução, a idéia é tratar o corpo como um filtro de afetações, resultante de um  processo multidirecional e não causal. Utilizando-se de lugares comuns, Swan instaura a seguinte tensão: qual a relação entre  o cisne, a coreógrafa e a sua mãe?

Criação, coreografia e interpretação: Andréia Nhur

Colaboração e figurino: Janice Vieira

Iluminação:Roberto Gill Camargo

Trilha Sonora: Andréia Nhur e Rodrigo Chiba

20h30min – Conversa com Teóricos Convidados:

Prof. Dr. Roberto Gill Camargo, Prof.Drª Míriam Cris Carlos e Prof. Michel Farah.

Local: Oficina Cultural Regional Grande Otelo (Sorocaba-SP)