Fundação Clóvis Salgado realiza Fórum de Dança

Já estão abertas as inscrições para o I Fórum de Dança Fundação Clóvis Salgado e 2º Encontro de Companhias Públicas, que acontece entre 21 e 23 de setembro em Belo Horizonte. Importantes nomes nacionais da dança vão participar de debates e mesas redondas que visam discutir os desafios e perspectivas da profissão do artista do setor. Durante o fórum, a Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta os espetáculos Coreografia de Cordel e Transtorna. Os encontros vão acontecer em diversos espaços no Palácio das Artes e os espetáculos serão apresentados no Grande Teatro do Palácio das Artes. Toda a programação é aberta ao público e tem entrada franca. Para participar dos debates e mesas redondas, é necessário fazer inscrição pelo telefone da Cia de Dança (31) 3236-7321.

A programação é a seguinte:

21 de setembro

A abertura do Fórum de Dança Fundação Clóvis Salgado e 2º Encontro de Companhias Públicas será no dia 21, sexta-feira, às 9h30, na Sala Juvenal Dias. Logo em seguida, a partir das 10h, haverá o debate Profissão do artista da dança: desafios, que discutirá aspectos da profissão do artista da dança, em especial os relacionados à inserção no mercado de trabalho, seguridade social e aposentadoria especial. O debate contará com Liliana Segnini, do Instituto de Educação Unicamp, Maria Pia Finocchio, Presidente do SINDIDANÇA, São Paulo, Paulo Pederneiras, Diretor do Grupo Corpo, e Neivaldo Ramos, procurador jurídico da Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte.

Ainda no dia 21, às 15h, no Foyer do Grande Teatro, haverá uma reunião com participantes para aprofundar as discussões sobre a profissão da dança e suas perspectivas. Às 21h, a Cia de Dança Palácio das Artes apresenta, no Grande Teatro o espetáculo Transtorna para os inscritos e o público em geral, que deverá retirar os ingressos um dia antes da apresentação.

22 de setembro

Já no dia 22, às 9h30, na Sala do Coral, será a vez da discussão Crise na arte contemporânea, crise de criadores? Serão apontados os aspectos da criação contemporânea, apresentando-se novas possibilidades de trabalho com o novo e original, sobretudo no século XX, quando os artistas partem para dançar/falar de temas de seu tempo moderno. O debate conta com as participações de Eduardo de Jesus, professor da PUC Minas, Paulo Pederneiras, Diretor do Grupo Corpo, Christina Machado, Diretora da Cia. de Dança Palácio das Artes, Mônica Mion, Diretora do Balé da Cidade de São Paulo, Leonardo Ramos, do Ballet de Londrina, e Rui Moreira, diretor da Companhia Será Quê?.

Às 15h30 do mesmo dia, também na Sala do Coral, haverá a mesa redonda Circulação de companhias de dança, difusão nacional, com Celso Frateschi (Presidente, FUNARTE, Rio de Janeiro), Maria Rita Strumpf (Antares, Rio de Janeiro), Myrian Dausberg (Dell´Arte), Eliana Costa – Petrobrás ou BR Distribuidora, representante, Ana Francisca Ponzio (Curadora CCBB e Mostra SESI de Dança, SP), Eliana Pedroso (Diretora e Produtora do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros / Bahia). O objetivo deste grupo de discussão é apresentar novas propostas de circulação para companhias e grupos do Brasil, apontando-se possibilidades de atuação concreta a nível institucional, econômico e estratégico.

Mais tarde, às 20h, também na Sala do Coral, haverá outra mesa redonda, Apreciação crítica da dança no Brasil: formação, criação, memória e políticas públicas, com a presença Marcelo Castilho Avellar, crítico do jornal Estado de Minas, Michele Borges, editora de O Tempo, Roberto Pereira (crítico, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro), Ana Francisca Ponzio (Crítica da Folha de São Paulo e revista Bravo), Airton Tomazzoni (Coreógrafo, mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, RS). Haverá apresentação e debate em torno da atividade crítica em dança, nos meios de comunicação tradicionais e novas mídias.

23 de setembro

O dia 23 encerra o fórum com dois debates: um às 9h30 e o outro às 15h. Com o tema Apontamentos para o futuro: propostas e encaminhamentos, o encontro vai culminar com o documento final: “Carta de Belo Horizonte”, em que serão registrados todos os principais pontos discutidos durante todo o encontro.

E, para encerrar, às 19h, haverá a apresentação gratuita e aberta ao público do premiado espetáculo Coreografia de Cordel, da Cia de Dança Palácio das Artes. Os interessados deverão retirar os ingressos um dia antes da apresentação.