Grupo Corpo estréia Breu no Teatro Alfa
O Grupo Corpo estréia no Teatro Alfa, em São Paulo, seu novo trabalho, intitulado Breu, coreografado por Rodrigo Pederneiras ao som das canções de Lenine, que compõe pela primeira vez para a companhia de dança mineira. Aos 32 anos, o Grupo Corpo apresenta a 33ª obra de sua carreira – a trigésima com coreografia de Pederneiras.
O novo espetáculo, patrocinado pela Petrobras, será apresentado entre os dias 1º e 5 de agosto, e 8 e 12 de agosto, em duas semanas, de quarta a domingo. Após a temporada em São Paulo, o grupo encena o mesmo programa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre 16 e 19 de agosto; Teatro Nacional de Brasília, de 30 de agosto a 2 de setembro, e no Palácio das Artes de Belo Horizonte, de 6 a 10 de setembro.
Em Breu, contaminado pela contemporaneidade da música de Lenine, Pederneiras reconstruiu seu vocabulário para, sem pudor, abandonar elementos tão característicos de seu trabalho. A sensualidade descomedida, o derramamento lírico, o mar infinito da cultura popular deixam de servir de emblema para abrigar outros códigos, mergulhados numa condição de estranhamento e instabilidade. Nas cenas, o coreógrafo se dedica a construir um corpo que dança com as texturas da urbanidade de nossos tempos.