Grupo Grial mostra sua mistura de tradicional e contemporâneo no Rio de Janeiro. Leia entrevista

A vontade misturada com a necessidade de se aprofundar no universo da tradição das danças populares do interior de Pernambuco levou a coreógrafa Maria Paula Costa Rego, do Grupo Grial, a passar três meses na cidade de Condado. Essa foi apenas uma parte da pesquisa que resultou no espetáculo Ilha Brasil-Vertigem, que começou curta temporada carioca quinta-feira (2/10) no Teatro Nelson Rodrigues.

Ilha… é o resultado de 10 anos de pesquisas. Quanto mais eu mergulhava no universo das danças tradicionais, mais eu sentia a necessidade de misturar os brincantes no grupo. Sentia necessidade de cortar relações com o clássico, o moderno, queria exatamente o que eles fazem e do jeito que eles fazem”, explica Maria Paula.

Os brincantes que tanto encantam a coreógrafa são os artistas populares que participam das “brincadeiras” populares – folguedos tradicionais, onde eles cantam, dançam, tocam instrumentos etc. Eles aprendem a arte ali, no quintal de suas casas, com familiares e vizinhos. E agora, o Grupo Grial conta com cinco brincantes entre seus intérpretes. “O Grial hoje sente a vontade de destruir a parede que separa tradição e arte, tradição também é um elemento da contemporaneidade”, acrescenta a coreógrafa.

Ao misturar elementos da tradição dos brincantes à dança contemporânea, o Grial – parte do Movimento Armorial criado por Ariano Suassuna na década de 70 – dá mais um passo importante em direção à valorização da diversidade cultural brasileira. Há 10 anos estudando a cultura popular, o grupo busca nessa pesquisa elementos tradicionais para criar suas obras de caráter contemporâneo. “Estamos vivendo um momento importante, as pessoas estão reconhecendo o outro. Por isso esse trabalho tem a palavra ‘ilha’ no título. O público está reconhecendo outras ‘ilhas’ de cultura. Tenho observado isso em editais, festivais, todos querem ver outros ‘Brasis’, outras linguagens”, afirma Maria Paula.

Assista abaixo a trechos do espetáculo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kN2VeU9CRDU[/youtube]

Atração à parte em cena, a trilha sonora de Ilha Brasil-Vertigem é de Gustavo Vilar a partir da música original do Maracatu Rural. O espetáculo fica em cartaz até dia 12 de outubro. O Teatro Nelson Rodrigues fica na Avenida Chile 230, Centro. Telefone: (21) 2262-8152.