Grupo Musicanoar apresenta resultado de pesquisa na SP Escola de Teatro

Propondo um mergulho no estudo sobre espaço, o Grupo Musicanoar ocupa, a partir de abril, a SP Escola de Teatro com uma série de propostas de sua pesquisa continuada Corpos Transversos. Contemplada pela XVI edição do programa fomento à dança 2014 da cidade de São Paulo, a residência Entre Fluxos…Deslugares, traz apresentações do espetáculo Deslugares além de uma exposição fotográfica, o lançamento de um livro e intervenções urbanas realizadas com artistas do projeto e alunos da Escola.

Tratando o corpo não como um objeto, mas como lugares de atravessamentos, Deslugares indica cruzamentos de diferentes linguagens artísticas. Entre bastões vermelhos, de diferentes tamanhos, todo um ambiente se delineia da fricção entre corpos e espaços.

“É possível propor diferentes disparos a cada criação coreográfica. São estudos de quedas, rolamentos, equilíbrios, deslizamentos, locomoções, escutas, padrões de movimentos, poesias, músicas e referências teóricas”, explica a coreógrafa Helena Bastos.

A exposição Rastros Deslugares retira dos arquivos fotografias de Inês Correa, Gil Grossi e João Caldas, desenhos e anotações para compartilhar uma história, um percurso de experiências do grupo. Já o livro, Corpo e Cidade. Moveres entre aproximações e distanciamentos surge com o desejo de fomentar uma discussão do modo como um artista lida com o conhecimento, isto é, um mapa particular se expande na conexão com o espaço que habita.

Interdisciplinaridade de fronteiras artísticas 

Formado por Helena Bastos e Raul Rachou, o Musicanoar foi fundado em 1992 e desde o início cria trabalhos a partir da convivência com alguns pensamentos teóricos apresentados pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Verticalizando uma parceria na produção de pesquisa de linguagem contemporânea, o grupo trabalha de forma sistemática no campo da dança, estabelecendo conexões entre o fazer/pensar arte contemporânea.

Foto: Espetáculo Deslugares © Inês Correa

 

Serviço:

Espetáculo Deslugares, com o Grupo Musicanoar

Temporada: De 1º de abril a 23 de maio

Abril
Dias 1 e 2, quarta e quinta, às 21h30
Dias 8, 9 e 10, de quarta a sexta, às 21h30

Maio
Dias 6, 7, 8, 9 e 10, de quarta a sábado, às 21h30 e domingo, duas apresentações às 17h e 20h
Dias 13, 14, 15 e 16, de quarta a sábado, às 21h30
Dias 19, 20, 21, 22 e 23 de maio, de terça a sábado, às 21h30
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: a partir de 10 anos
Lotação: 30 lugares

Local: SP ESCOLA DE TEATRO – Sala R8

Mostra Rastros Deslugares e Intervenções Urbanas

Abertura dia 1º de abril, às 21h30
Local: SP ESCOLA DE TEATRO – Saguão
De 1 de abril a 23 de maio, das 10h as 21h
Entrada gratuita

Lançamento do livro Corpo e Cidade. Moveres entre aproximações e distanciamentos
Local: SP ESCOLA DE TEATRO – Saguão
Dia 23 de maio

SP ESCOLA DE TEATRO – Praça Roosevelt, 210 – Centro – SP
Tel: 11 3775-8600