Grupos, coletivos, companhias e artistas podem se inscrever para projeto de qualificação no interior de São Paulo

Com curadoria do coreógrafo Ismael Ivo, o projeto Qualificação em dança,  parte das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações de todo o estado. Com uma filosofia de descentralização, o projeto compreende diversas ações, oferecendo atividades de formação, com prioridade à produção que acontece fora das grandes cidades.

Companhias, grupos e coletivos de todo o estado, que tenham interesse na criação de um espetáculo cênico, podem se inscrever até dia 29 de fevereiro no projeto, podendo se inscrever adicionalmente para receber orientação artística nesse período. As atividades vão de abril a novembro deste ano. O orientador, indicado pelo projeto, acompanha todo o desenvolvimento do espetáculo, em encontros quinzenais de 10 horas cada.

Serão realizadas três mostras: a) Mostra de processo – em julho, quando a curadoria geral do projeto pode acompanhar os processos de trabalhos dos grupos; b) Apresentação dos espetáculos – De setembro a novembro, em que os grupos se apresentam em suas cidades de residência; c) Mostra de referência – Os grupos se reúnem e se apresentam na cidade de Caraguatatuba, ao final do mês de setembro.

O projeto Qualificação em dança é responsável pela administração artística, técnica e pelo financiamento da produção. Os grupos se comprometem a participar de todas as atividades previstas, por receber os orientadores em suas cidades e produzir relatórios periódicos e registro das atividades.

As inscrições são feitas em três etapas. Até dia 29 de fevereiro são enviadas as fichas de inscrição, disponíveis na página do projeto. Os grupos selecionados deverão enviar seus projetos, incluindo um cronograma detalhado de trabalho até 7 de março. De 11 até 18 de março os responsáveis pelos projetos selecionados participam de uma entrevista não presencial, por Skype ou telefone.

Podem participar grupos, companhias, coletivos que estejam trabalhando com qualquer tipo de linguagem coreográfica,  interessados em dialogar com outros artistas para ampliar perspectivas de criação e produção em arte, de qualquer cidade de São Paulo, exceto a capital, com atuação comprovada de no mínimo dois anos.

Estudantes de arte podem participar também do programa de estágios, nas áreas de dança e teatro, atuando diretamente no desenvolvimento dos espetáculos do projeto de Qualificação em Artes, participando de todas as atividades e auxiliando os diretores dos grupos na realização dos espetáculos, devendo ser maiores de 18 anos e estar matriculados em cursos superiores ou técnicos nas áreas de dança e teatro. Os estagiários receberão uma bolsa-auxílio de R$800 além de transporte, hospedagem e alimentação necessários para a realização das atividades. As inscrições vão até 5 de fevereiro. A ficha de inscrição, o edital completo e mais informações podem ser encontradas no site do projeto.