ImPulsTanz chega ao fim e entrega prêmios

Depois de um mês de espetáculos, performances, oficinas – e mais uma série de atividades -, termina nesta quarta-feira (13/08) a 25ª edição do ImPulsTanz – Vienna International Dance Festival. De acordo com a organização do festival, essa foi a edição mais bem-sucedida da história, com a participação de 45 companhias, 94 performances e mais de 94 mil espectadores. Para ler outras notícias sobre o festival, clique aqui.

No dia 9 de agosto, o ImPulsTanz entregou, pela primeira vez em 2008, o Ö1 Prix Jardin d’Europe. Um juri formado por jornalistas de diferentes partes do mundo – e que participaram do projeto Critical Endeavour – selecionaram os dois vencedores. O prêmio principal era de de 10 mil euros e duas esculturas doadas pelo artista plástico autríaco Erwin Wurm. O prêmio em dinheiro e uma das esculturas foi para Dalija Acin, que apresentou a performance Handle with care. Olivier Dubois, que mostrou Pour tout l’or du monde, ficou com a outra escultura, além de uma residência artística. Os dois premiados fizeram parte do programa [8:tension]+ Young Choreographers’ Series.

Além deles, outros três artistas foram premiados com residências artísticas: Ayse Orhon, com o projeto Can you repeat?; Ibrahim Quraishi, com Islamic Violins; e Cristina Blanco (foto), com cuadrado_fecha_persona que corre. A espanhola Cristina apresentou esse mesmo trabalho no Panorama Festival, no Rio de Janeiro, e foi premiada no Oi Futuro.