Inscrições abertas para as oficinas dança em foco 2015

De 04 a 16 de agosto, o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança realiza sua 13ª edição no Rio de Janeiro com uma vasta programação gratuita. Neste ano, se destacam retrospectivas instalativas dos artistas Simon Fildes (Reino Unido) e da dupla chameckilerner – Rosane Chamecki e Andrea Lerner (BRA/EUA). Reconhecido internacionalmente como realizador em videodança, Fildes ministra também a oficina Filmar para a edição; editar para a dança, onde serão explorados modos pelos quais as técnicas de câmera e edição podem produzir características usualmente ligadas à performance cênica.

Chamecki e Lerner ministram a oficina Estudo para Vídeo e Dança. Com participações em festivais nacionais e internacionais e um vasto currículo de obras videográficas, a dupla traz para o evento a experiência de criação para vídeo e tematiza os fundamentos do trabalho coreográfico para a câmera.

Interessados devem preencher a ficha de inscrição (disponível aqui) até o dia 12 de julho. A lista de selecionados será divulgada por e-mail e nas redes sociais e no site do Festival no dia 18 de julho. As oficinas acontecerão no Castelinho do Flamengo – Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, que também recebe a tradicional MIV – Mostra Internacional de Videodança e encontros com convidados nacionais e internacionais.

13 anos na vanguarda da discussão sobre dança e vídeo

Nessa edição, o dança em foco apresenta 126 videodanças de países como Alemanha, Dinamarca, EUA, França, Israel, Itália e Taiwan. Reconhecida como uma das mais representativas plataformas internacionais de videodança, a Mostra Internacional de Videodança desse ano recebeu 215 inscrições de 21 países diferentes e ainda conta com a parceira de oito festivais internacionais para exibição de seus programas on tour.

“Desde a criação do evento, em 2003, estamos atentos aos mais diversos modos de associação entre vídeo e dança (ou, mais abrangentemente, imagem e corpo). Entre eles, a videodança se consolidou como uma referência maior para público e artistas. Nela, a dança é feita de vídeo, e o vídeo é feito de dança”, explica Paulo Caldas, diretor e fundador do festival.

O evento promove ainda encontros com as artistas Cynthia Domenico (SP) e Martha Hincapié (Colômbia/Berlim) e entre alunos de cursos de graduação em dança do Ceará e do Rio de Janeiro, onde serão exibidos vídeos inéditos criados para o festival.

No lançamento, dia 4, a partir das 19h, o dança em foco abre ao público a MIV, as instalações e convida o carioca Gustavo Gelmini, que apresenta o trabalho em processo de alguns dos videodanças do Dança.MOV – Cidade em movimento, projeto voltado para dança criada para site specific, que tem como meta a produção de registros audiovisuais de coreografias desenvolvidas para importantes paisagens urbanas do Rio, disponibilizados ao grande público através códigos QR.

Serviço:

dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança realiza sua 13ª edição

De 04 a 16 de agosto
Local: Castelinho do Flamengo – Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Praia do Flamengo, 158 – Rio de Janeiro (esquina com Rua Dois de Dezembro) – metrô estação Largo do Machado

Oficinas:

1) “Estudo para Vídeo e Dança” – com Rosane Chamecki e Andrea Lerner – chameckilerner (EUA/BR) – de 4 a 7 de agosto, das 10h às 13h
2) “Filmar para a edição; editar para a dança” – com Simon Fildes (Reino Unido) – de 11 a 14 de agosto, das 10h às 13h

Inscrições até 12 de julho
Vagas oferecidas: 25
Dúvidas e informações: oficinafestival@dancaemfoco.com.br