Inspirada em trabalho de Antony Gormley, INSAIO Cia de Arte estreia “Dark Room”

A iN SAIO Cia. de Arte apresenta seu novo espetáculo Dark Room, criação dirigida pela intérprete e coreógrafa Claudia Palma, que estreia na semana do Carnaval e permanece por três semanas consecutivas na Sala Paissandu do Centro de Dança Umberto da Silva, na Galeria Olido, em São Paulo. Com a proposta de circular por espaços descentralizados, a companhia leva o espetáculo ainda em março para os Centros Culturais da Penha e Cidade Tiradentes. Todas as apresentações tem entrada gratuita. O projeto foi contemplado pelo 14º Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Em Dark Room, a cena é composta a partir de desejos de aproximação, num ambiente permeado pelos sentidos. Ao dividirem com o público o palco – sensivelmente reconfigurado para explorar essa relação de proximidade com a plateia –, seis intérpretes-criadores lançam seus corpos a afetos, olhares, recolhimentos e riscos. Num jogo entre objeto e sombra, movimento e pausa, abrem-se frestas por onde espiam voyeurs: a presença se dilui e se reconstrói quando olhar é quase tocar. Ao experimentar essa dança fugidia, fragmentada, que escapa quando parece que vai se estabelecer, os intérpretes constroem um caleidoscópio de imagens em movimento.

A exposição Corpos presentes, do inglês Antony Gormley (Centro Cultural Banco do Brasil/2012), especialmente o vídeo da instalação Blind Light (2007) –um grande espaço branco, preenchido por espessa névoa, por onde o público passa sem enxergar quase nada –, foi o ponto de partida para essa Dark Room, que se ocupa mais do trânsito entre os mundos interno e externo do que da abordagem sexual mais comumente conhecida para este termo. “A percepção acontecia por meio do corpo, a relação se estabelecia em forma de sensações, quase como uma cena. E estas experiências vieram ao encontro dos novos desejos: descobrir por meio do movimento, da composição coreográfica, caminhos para uma relação de provocação sensível com o público”, comenta Claudia Palma sobre a inspiração para a concepção coreográfica.

A iN SAiO Cia. de Arte surgiu em 1999 em São Paulo e é dirigida por Claudia Palma desde 2010. A contemporaneidade é o alicerce da sua pesquisa e, sendo assim, torna-se voz e inspiração de artistas que buscam o fortalecimento da identidade artística e estética da companhia. Com a iN SAIO, Claudia Palma concebeu “Lugar Algum” e “Cálamo”, contemplados, respectivamente, pelo Programa de Fomento à Dança e ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura).

Foto: Claudio Higa

 

Serviço:

Estreia de “Dark Room”, da iN SAIO Cia de Arte

Estreia em Sala Paissandu do Centro de Dança Umberto da Silva
De 27 de fevereiro a 16 de março, quinta a sábado, às 20h e domingo às 19h
Local: Galeria Olido – Sala Paissandu
Av. São João, 473 – 2º andar – República, São Paulo
Tel: (11) 33970170
Lotação: 35 lugares.
Duração: 60 min. aproximadamente.
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita.

Data: 19 e 20 de março
Horário: 20h
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha, São Paulo
Tel. (11) 2295-0401
Lotação: 25 lugares
E-mail: centroculturaldapenha@gmail.com

Data: 26 e 27 de março
Horário: 20h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, São Paulo –Tel.: (11) 2555-2840
Lotação: 35 lugares

Mais informações: Elaine Calux
11 3368-9940 | 964655686
elaine.calux@gmail.com
ecalux@uol.com.br