Ipatinga recebe espetáculo infantil da Flux Cia. de Dança

A Flux Cia. de Dança estreia amanhã seu mais novo espetáculo: Garatuja, em cartaz somente nesta quinta-feira, 29, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG). Primeiro trabalho da Cia. voltado para o público infantil, a montagem é indicada para crianças a partir de dois anos de idade e faz parte da programação da 5ª edição do Mercado Livre na Dança. 

A expressão Garatuja surge da experimentação de traços, aparentemente sem nexo, onde as crianças pequenas desenham na tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Neste contexto, o espetáculo vai se construindo através das imagens e brincadeiras intermediadas pelo jovem público presente.

Com o intuito de proporcionar a formação de público, através do projeto Ação Educativa, monitorado pela equipe do Centro Cultural Usiminas, a Cia. convidou quatro escolas de rede pública da cidade para levarem seus alunos ao espetáculo: a Escola Municipal Nelcinda Rosa de Jesus (Veneza I), Escola Municipal Zélia Duarte Passos (Bethania), Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho (Canaã) e Escola Municipal Pato Donald (Novo Cruzeiro).

Em comemoração aos dez anos da companhia, no final de 2013 os bailarinos Carlos Passos e Gessé Rosa realizaram uma circulação internacional pela Europa, principalmente em cidades portuguesas. Na oportunidade, participaram de oficinas e intercâmbios com grupos e artistas locais e também apresentaram alguns trabalhos de repertório do grupo. Essa experiência de intercâmbio colaborou ainda mais para o surgimento do infantil.

As Garatujas 

Desde a década de 70, a pesquisadora americana Rhoda Kellogg estuda os primeiros traços das crianças. Em suas pesquisas, observou e analisou quase 300 mil desenhos de crianças de todo o mundo e identificou padrões de estrutura, como rabiscos básicos e áreas de aplicação dos traços no papel.

Kellogg mapeou 20 tipos de rabiscos de crianças de até dois anos de idade, produzidos de maneira bastante primitiva em variadas combinações. Um tempo adiante, essas linhas convergem para seis diagramas básicos: círculo ou oval, quadrado ou retângulo, triângulo, cruz ou X e formas irregulares. A eles, depois são agregados elementos como sóis, linhas radiais, perímetros e figuras humanas. Estas figuras foram denominadas de Garatujas.

Serviço:

Garatuja, com a Flux. Cia de Dança

Data: 29 de maio, quinta-feira
Horário: 15h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas – Av. Pedro Linhares Gomes, 3.900 – Shopping do Vale do Aço – Ipatinga/MG
Classificação: Livre
Duração: 50 min.
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Vendas na bilheteria e pelo site www.ingressorapido.com.br

Imprensa: Cleuciane Ferreira 31 8861-6321 | fluxciadedanca@hotmail.com