Isadora.Orb, a Metáfora Final no Rio de Janeiro
O espetáculo multimídia Isadora.Orb, a Metáfora Final estréia dia 14 de julho no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. Criado pelo designer e performer Ricky Seabra e pela coreógrafa e bailarina Andrea Jabor, o trabalho funde animação ao vivo de pequenos objetos, projeções, manipulação de imagens, documentário, música, dança e contação de histórias.
Ricky e Andrea narram a (verídica) história da criação de módulo espacial, e apresentam ao público materiais inéditos, como a primeira canção composta no espaço, pelo cosmonauta Yuri Romanenko, e uma réplica da única obra de arte enviada para a Lua, uma pequena escultura de um astronauta (The Fallen Astronaut), tributo do artista plástico Belga Paul van Hoeydonk aos muitos astronautas mortos em missões espaciais.
Com três câmeras operadas ao vivo, Ricky conta histórias e constrói imagens utilizando-se de pequenos objetos, cartões, fotografias, pratos, discos e seus desenhos feitos ao vivo, projetando-os num telão ao fundo. É uma animação realizada em tempo real e sem edição, que encanta pela sua concepção simples e criativa. Todos os mecanismos de construção das imagens são aparentes para o público, que acompanha passo a passo a criação de cada uma delas.
Enquanto Seabra constrói imagens fazendo projeções ao vivo, Andrea habita estas imagens, ao contracenar virtualmente com seu parceiro, dançando “dentro das projeções” e criando efeitos de gravidade zero, como se flutuasse e girasse em todas as posições. Ela também atua como DJ, extraindo das carrapetas a trilha sonora da sonhada jornada. O público tem a oportunidade de acompanhar, simultaneamente, o processo delicado de construção do espetáculo e seu resultado cênico em imagens poéticas e extremamente belas.
A temporada vai até 23 de julho, 6ª e sab, às 20h; dom, às 17h e 20h.