Ivana Menna Barreto estreia “Meio sem fim” no Teatro Maria Clara Machado

Estreia nesta sexta-feira, 26, Meio Sem Fim, solos da bailarina, criadora e pesquisadora em dança carioca Ivana Menna Barreto, que traz intervenções de Cláudia Müller, André Masseno, Lila Greene – americana radicada na França que foi professora de Ivana em Paris na década de 1980 -, e Flora Mariah, bailarina e ex-aluna da coreógrafa. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, o projeto teve sua pesquisa selecionada pelo Programa de Residências Institut Français/Cité Internationale des Arts, com apoio do Centre National de la Danse (CND).

Meio sem fim quer uma abertura de meios – de criar e pensar. É experimentação em criação continuada, em que cada intervenção pode sempre modificar o que já foi feito, ou abrir um novo caminho que aponte outras saídas, já que o projeto não visa apenas a montagem de um espetáculo, mas sobretudo mostrar o que esse percurso pode gerar.

“A proposta coreográfica insiste na exploração de um material de gestos, suas bifurcações, as intervenções de outros colaboradores, suas leituras e releituras sobre uma mesma situação, como uma longa conversa que não tem fim”, destaca Ivana. “Das intervenções e conversas com o público após as apresentações do solo Sem o que você não pode viver, veio o desejo de aprofundar alguns momentos. Meio Sem Fim surgiu de uma residência de criação em Paris entre janeiro e março de 2013, quando pude reencontrar Lila Greene”, pontua.

Além das performances, o público também poderá assistir a um documentário feito por Theo Dubeux, registrando a pesquisa de Ivana, e a debates com a professora Ana Kiffer (PUC-RJ) e com o artista e pesquisador Jefferson Miranda, respectivamente sobre os temas “Escritas do corpo” e “Uma biografia experimentada”. A temporada segue até 7 de outubro, de sexta a terça-feira, no Teatro Municipal Maria Clara Machado, na Gávea, Zona Sul do Rio.

Serviço:

Meio Sem Fim – Solos de Ivana Menna Barreto, com intervenções de Lila Greene, Cláudia Müller, André Masseno e Flora Mariah. Antes de cada sessão acontece exibição do documentário de Theo Dubeux sobre o projeto.

Estreia: 26 de setembro.
Às 19h15 exibição do documentário; e às 20h as apresentações.

Sessões: dias 26, 27, 28, 29 e 30 de setembro; 03, 04, 05, 06, 07 de outubro.

Debates:
29 de setembro / 18h – Ana Kiffer – Tema: Escritas do Corpo
03 de outubro / 18h – Jefferson Miranda – Tema: Uma biografia experimentada

Teatro Municipal Maria Clara Machado – Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea, Rio de Janeiro RJ, 22451-000 – (21) 2274-7722

Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia).